segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Voltei a ser universitário, e isso é bom!

Hoje, após sair do trabalho, estarei cursando a disciplina de Direito Empresarial. Isso marca meu retorno ao meio acadêmico. Uma história bem mais longa do que a maioria dos cursos de graduação.

Entrei na universidade no século passado. Era o longe 1999. Primeiro Semestre. Minha mãe podia dizer que tinha um filho na faculdade. O incio foi incrível. Muita gente nova, muitas turmas, muita correria nos corredores. Aulas 5 vezes por semana. Tudo perfeito.

Com o tempo a triste realidade veio a tona. Entre as muitas coisas que aconteciam, a matação de aula era uma delas. Mas o mais grave foi aparecendo, a baixa qualidade do ensino, com algumas poucas exceções. Eu queria aprender, morava em uma cidade pequena e queria ver o mundo que me esperava, eu só queria aprender.

Durante 4 anos eu ainda tentei. Fiz poucas cadeiras nos semestres seguintes, parei alguns. Cheguei a mudar de instituição, sem muita sorte. E fiquei num dilema. Eu tinha aprendido minha profissão, nos livros de tecnologia, de desenvolvimento de software, de programação, de analise de sistemas. A universidade não estava me trazendo nada útil. E para piorar eu estava perdendo ótimas oportunidades de trabalho porque não tinha tempo de fazer mais nada, alem do meu trabalho normal, por causa das aulas e dos trabalhos. E eu estava pagando para isso.

Então, foi quando eu resolvi parar tudo, e acompanhar de longe o meio acadêmico. Trabalhei por um tempo em uma pequena empresa onde quase todos meus colegas tinham graduação ou mestrado na UFRGS. Achava incrível o nível de conhecimento deles. Realmente tinham aprendido, tinham crescido profissionalmente. Era isso que eu achava, em 1999, que aconteceria comigo. Eu não tinha desistido, apenas estava "dando um tempo".

O fato é que, de 1999 para cá, eu nunca perdi uma oportunidade por não ser graduado, nunca de fato me arrependi da minha decisão. Todas as entrevistas que fiz (e foram várias), meu conhecimento dominou a conversa, e quando eu falava que tinha parado o ensino superior o assunto mudava sem problemas.

Mas eu realmente não tinha desistido, e hoje me vejo de novo nesse meio. Quando sair do trabalho, vou para casa, ligo meu computador, e vou fazer minhas atividades propostas para hoje, até a aula acabar.

Sim, decidi, sem nenhum problema, estudar a distância, com o currículo 100% virtual, pela internet e por livros. Eu estou acostumado, desde muito tempo antes de entrar na universidade pela primeira vez, a estudar por livros. Foi assim que eu entrei na minha profissão, vai ser só mais um passo. E eu já vi tanta coisa nas universidades presenciais, de aulas de 1 hora por dia até professores sem o minimo domínio do conteúdo, que resolvi estudar a distância sem o minimo de receio.

O ensino a distância é uma barreira que precisa ser quebrada na nossas cabeças. O fato é que, alunos dessa modalidade, aprendem mais que os alunos presenciais. Qualquer pesquisa confirma essa informação, e as grandes universidades do mundo todo dispõe da modalidade de ensino a distância. No sábado passado, durante a aula inaugural, um representante do Ministério da Educação estava presente, e fez algumas afirmações relevantes, como: "em pouco tempo, não existirá distinção entre alunos presenciais e a distância". E ainda mostrou os resultados do ENADE, e outras avaliações, com os números provando o melhor rendimento dos alunos a distância. Ainda firmou ser falsa a afirmação de que os alunos a distãncia são mais velhos, e por isso o melhor rendimento. Mostrou que o percentual de alunos entre 18 a 24 anos ser equivalente entre os alunos presensicias e a distãncia.

Dessa vez escolhi a Unisul, de Tubarão-SC, como instituição de ensino. Que através da UnisulVirtual, é referência brasileira em ensino a distância. A Unisul, tem mais de 40 anos e quase 50 mil alunos. 7 mil alunos somente a distância. Antes pesquisei sobre opiniões dos alunos, e o conceito da Unisul. Todos me recomendaram e como tento ser uma pessoa de cabeça aberta, resolvi conferir.

Outra mudança foi o curso escolhido. Eu já tinha estudado o curso de Sistemas de Informação e Analise de Sistemas, que na prática são quase iguais. Dessa vez vou cursas Administração.

Eu não acho que já tenho todo conhecimento sobre tecnologia, não acho que não preciso aprender mais nada sobre desenvolvimento de software, e nem quero mudar de área. Ao escolher o curso de Administração, sei que junto com ele vou ter que continuar estudando os conteúdos da minha área. Vou ter que continuar antenado nas novas tecnologias, ler muito, participar de fóruns, ler revistas e livros. Tudo isso para mim continuar compensando com conhecimento, quando eu precisar fazer uma entrevista.

Mas também acredito que vou aprender muito no curso de Administração. Um mundo inteiro de conhecimento sobre empreendedorismo e negócio que vai poder se encaixar perfeitamente no meu trabalho. Quem desenvolve software, trabalha para um negócio, e isso é muito importante. Quanto maior minha visão empresarial melhor. E acho que vou conseguir isso num curso de administração.

Não estou estudando especificadamente para virar gerente de alguma grande empresa, ou ser coordenador de projetos, nem virar chefe. Nem sei se eu seria um bom chefe. Hoje, eu gosto de ser técnico, e por muito tempo vou continuar assim. O que eu quero é abrir minha cabeça, ver as possibilidades e no futuro avaliar cada uma delas.

2 comentários:

  1. parabéns pelo regresso aos estudos, você é uma prova que o conhecimento não se adquire por estar matriculado em universidades reconhecidas e sim pela vontade e busca pelo conhecimento de cada um. Penso como você quanto a abrir novos horizontes e não se limitar apenas a tecnologia...
    Boa sorte nessa nova trajetória!

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcelo,
    Também tomei uma decisão bem parecida com a sua. Terminei a minha graduação no final de 2005, me mudei pra São Paulo na segunda metade de 2007 e começo na semana que vem o CEAG (Curso de Extensão em Administração para Graduados) em São Paulo. Também optei por um curso de Administração para poder abrir horizontes, ter novos olhares, descobrir algum tipo de empreendedorismo, melhorar minha visão de negócio, etc. Paralelamente, vou continuar estudando tecnologia. Fiz uma escolha bem parecida com a sua. Tomara que este caminho nos traga coisas interessantes e diferentes. Querendo trocar idéias, é só escrever pro meu email. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir