domingo, 6 de janeiro de 2008

A guerra acabou: definido sucessor do DVD

Não é oficial, mas é bem provavel que seja definitivo. Essa semana a Warner Bros anunciou que a partir de junho de 2008 irá distribuir apenas filmes no formato Blu-Ray, da Sony, deixando de disponibilizar filmes no formato HD-DVD da Toshiba.

A Warner Bros é o estudio que mais vende filmes em midia nos EUA, cerca de 20% de todo mercado, e por isso essa decisão é tão importante. Todos os outros estudios já tinham tomado partido por algum formato, e apenas a Warner não tinha tomado um lado. O que se fala agora é que realmente a guerra entre o Blu-ray e o HD-DVD acabou, e o Blu-Ray venceu.

A guerra dos dois formatos já vem a um bom tempo acontecendo, e está prejudicando não apenas as vendas dos discos de alta definição, mas também as vendas de DVDs, segundo a própria Warner.

A distribuição dos estudios agora ficou assim:


A pouco tempo atrás a Toshiba, tentando ganhar mercado, fez um acordo de 150 milhoes de dolares com a Paramont para garantir a exclusividade para o HD-DVD, mas agora é quase certo de que a própria Paramont e a Universal, mais cedo ou mais tarde irão distribuir filmes no formato Blu-Ray. Decretando definitivamente o fim do HD-DVD.

O Blu-Ray é um formato comandado pela Sony, mas o desenvolvimento foi feito em conjunto com Apple, Dell, HP, Hitachi, LG, Mitsubishi Electric, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sun Microsystems, TDK, Thomson entre outras empresas.

E tinha gente que dizia que o fato da industria pornô ter dado apoio ao HD-DVD seria um golpe mortal no Blu-Ray.

Então alguém se pergunta, precisamos mesmo de um sucessor para o DVD? O fato é que sim, precisamos, por dois motivos.

Primeiro, quem ve um video em alta definição, não precisa nem ser em 1080 linhas, pode ser em 720 linhas de resolução, não consegue mais achar a imagem do DVD boa. Só se ve quadrados, e se passa a achar defeito em tudo. Com as TVs modernas de alta definição, o DVD ficou ultrapassado, e não tira todo o proveito da resolução disponível.

Segundo, muito se fala em video pela Internet, download on demand, aluguel on line, mas quando se junta esses conceitos com videos de alta definição se descobre que precisamos de muitos anos ainda de evolução dos canais de distribuição. A Internet que temos hoje para a maioria das pessoas, mesmo no Japão ou EUA, não suporta a transmissão online de video em alta definição. Os links dos provedores também não suportariam, os distribuidores precisariam de uma banda gigantesca. O dia em que teremos infra estrutura para transmissão de alta definição via internet vai chegar certamente, mas enquanto isso o Blu-Ray vai fazer bem seu papel.

Comentários da notícia, no HTForum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário