quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A dificil vida dos veículos de comunicação tradicionais (2)

Ontem, dia 30 de Janeiro, as 10 da manha, vi a seguinte noticia em um blog brasileiro:

Engadget: Telefônica anunciará iPhone no Brasil em fevereiro

Obvio que me interessei, e fui ler a noticia, que dizia que o Engadget noticiou que a Vivo iria lançar o iPhone no Brasil. Só que não tinha link para a noticia original no Engadget. Fui lá, procurei, e adivinhem, o Engadget nunca noticiou nada sobre o iPhone e o Brasil. Coloquei um comentário no blog, pedindo o link original e até agora não tive retorno.

Mas o pior ainda estava por vir. Uma coisa é um Blog escrever uma coisa, o problema maior é um veículo de comunicação dos ditos "tradicionais". Do tempo das noticias do tipo: "Novo 486 DX4-100 voa baixo".

A Info, copiou a noticia desse blog, sem fonte nenhuma, sem ter a preocupação que eu tive e noticiou no "plantão info" com o seguinte titulo: Telefónica terá iPhone no Brasil , diz blog. Blog? Que Blog? Pra eles não importa. Fonte? Cade a fonte? Para eles também não importa. Se alguém escreveu, cai no "Plantão Info"

Ai temos dois problemas. Primeiro, uma pessoa talvez tentando ter mais visitas ao seu blog se queima com uma noticias dessa. Estou afirmando que é falsa porque eu leio o Engadget, e não tem noticia desse tipo lá. Tem 1% de mim torcendo para que eu esteja enganado, e exista de fato essa noticia no Engadget e eu não achei.

Segundo, a Info. Me lembro no ano de 1999. Quando eu comentava lá na pequena cidade em que eu morava, que a Info Exame era uma revista de propaganda e ninguém podia confiar em nada do que tava ali. Todo mundo me olhava atravessado. Eles achavam que eu era o revoltado. De lá pra cá a coisa só piorou.

PS.: Não, eu não quero que o iPhone venha para o Brasil para mim comprar ele :). Quero que o Brasil entre para o mercado de produtos de alta tecnologia oficiais, e não apenas de contrabandos, piratas e dos destravados a força.

ATUALIZADO 3 horas depois, as 13:30:

Conforme o comentário do Leonardo Marques, meu 1% de torcida ganhou dos 99% que achavam que essa história era invenção. O site Mundo TI, fez a atualização da noticia com o link para o endereço no Engadget espanhol.

Antes de mais nada, Leonardo, eu não distorci os fatos. Apenas cheguei a algumas conclusões, com os fatos que eu tinha. Que eram duas histórias iguais, e as duas igualmente sem fontes. Se eu publicar um monte de informação aqui, que não existe em lugar nenhum, e não publicar fonte, você iria pensar o que? Pois é, e ainda fiz um comentário ontem, pedindo as fontes e até hoje não tinha recebido nenhum retorno. Mas mesmo assim fica aqui minhas desculpas.

Então realmente existe um rumor, sobre a vinda do iPhone para o Brasil. Agora sim pode ser confirmado com fontes, que antes não existiam. Mas vale lembrar que é só um rumor, como o que seria lançado o iPhone 3G na MacWorld e acabou não acontecendo.

Segundo a fonte do Engadget, o elPeriodico.com (em espanhol), Steve Jobs iria para a Espanha no dia 11 de Fevereiro durante o Mobile World Congress. Lá anunciaria o iPhone 3G e o inicio das vendas na Espanha com exclusividade para a Telefônica

Já o site Descifrado.com, (em espanhol), afirma que a parceria da Telefônica com a Apple se estenderia em vender o iPhone 2G na América Latina, e fala que a Venezuela seria o primeiro pais a receber o iPhone já em Maio deste ano.

Esperamos o meio de fevereiro para ver o que se confirma e o que é verdade.

2 comentários:

  1. Marcelo,

    Pelo visto você distorceu bastante os fatos.

    Sou o editor do Mundo Hi-Tech e sempre publico as notícias com as fonte, infelismente desta vez na pressa não coloquei.

    Para que você confira o link do engadget é http://es.engadget.com/2008/01/27/el-iphone-en-espana-y-latinoamerica-a-partir-del-11-de-febrero/

    A propósito se você verificar as datas verá que a info publicou a notícia antes do Mundo Hi-Tech, portanto eles não copiaram do meu site.

    Motivos para criticar a impressa você tem de sobra mas dessa vez você fez a escolha errada.

    ResponderExcluir
  2. Estas notícias de quem vai vender o iPhone no Brasil são uma balela. Pois a Apple não tem a mínima vontade de vende-lo no Brasil. Agora só falta um site da TIM na Itália informar que iram trazer para o Brasil. Na boa, quem quiser ter um iPhone precisa apelar para o MercadoLivre ou simplesmente pelo meio legal do contrabando na mochila em uma viagem para Eua u Europa.

    ResponderExcluir