quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Steve Jobs comanda.

Lendo o MeioBit vi sobre o lançamento de MacHeads - The Movie. Eu acho que filmes sobre geeks sempre são legais e esse eu também quero ver. Principalmente porque eu não sou um apaixonado pelos Macs, nem tenho um iPod, e muito menos pretendo comprar um MacBook Air. Para mim ter um iPod, só se for pela promoção da Kibon! :)

Ai você se pergunta, como assim, não quer ter um iPod? Não, não quero, e não tenho a minima vontade. Mas todo mundo quer ter um iPod. Você afirmaria. Mas eu digo, todo mundo, que faz o que o Steve Jobs manda, quer ter um iPod. Mas porque? você ainda tenta retrucar. Então para terminar a conversa eu digo, que as chances de eu comprar um music player que não tem radio FM, inexiste. Ou seja, iPod jamais.

A Apple é conhecida mundialmente por pessoas que não se importam com a marca, por ser a empresa que cobra mais caro que a concorrência para entregar menos que a concorrência, e quem compra fica mais satisfeito que os clientes da concorrência. E esse ultimo ponto é que é a questão.

Muita gente realmente adora a Apple, e não existe problemas nisso. Apenas o fato de que acreditam que se um produto da Apple não tem algum recurso, é porque eles simplesmente não precisam dele. Mas ninguém tenta se enganar aqui. Quem compra um iPod acredita claramente que não precisa de radio FM. E o pior, quem compra um iPod Shuffle, acredita, cegamente, que não precisa de um visor no aparelho, mesmo que tenha pago mais caro que um player da sony com visor, radio FM e gravador de voz e o dobro de memória.

O mesmo vale para o iPhone que em 2007 não tem vários recursos que a maioria dos telefones tinham em 2005. O mesmo vale para o MacBook Air, que não é o notebook mais fino do mundo, nem é o mais leve, mas como é da Apple, muita gente ficou maravilhado por isso!

Então quero ver o MacHeads, o filme, e curtir muito com os apaixonados pela Apple, porque eu aposto que vai ser divertido.

E para mais amigos amantes da Apple (que são muitos), quero dizer que invejo vocês, por eu não conseguir ligar meu campo de distorção da realidade, para seguir a cartilha do Steve Jobs.

5 comentários:

  1. E desde quando se sente falta de ouvir rádio FM num país como o Brasil onde as rádios só tocam porcaria?

    Prefiro só ouvir a minha coleção de músicas mesmo, FM não faz falta nenhuma ;D

    ResponderExcluir
  2. Mauricio, pode ser a sua opinião.

    Eu escuto bastante as radios FM de noticias. Escuto nas rádios FM os programas de humor, o jogo do meu time. Mas também escuto música, que na minha opinião não é tão porcaria. Aqui em Porto Alegre deve ter umas 50 radios FM para todos os gostos.

    E como eu disse, não é problema nenhum não sentir falta de radio FM. Inclusive, esse é o comportamento padrão de quem tem um iPod ;)

    ResponderExcluir
  3. Maurício não sei de onde você é mas noto que escutar rádio é quase uma "tradição" gaúcha.
    Diferente dos outros estados da nação temos ótimas rádios de música e notícias, aqui não se precisa de um player para se escutar boa música.

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que corro o risco de ser chamado de fanboy, mas o que a Apple vende não é um produto, ela vende uma solução. E foca o máximo possivel na experiencia de uso.

    O fato do Shuffle não ter display é que ele foi feito pra ser o mais simples possivel. Na época em que o Shuffle foi lançado, os players com memória flash tinham uma telinha microscópica e uma interface bizarra.
    Não tinha como melhorar a interface com uma tela daquela.
    E se aumentasse a tela, o player também ficava maior.
    Então o que o Jobs fez? Um iPod sem tela, em que você simplesmente dá play. Foi feito pra ser o mais fácil possivel.

    Com o iPhone é a mesma coisa, faltam vários recursos que aparelhos antigos tem (copy&paste, 3G, GPS, etc..), mas tudo o que vem no iPhone é muito bem feito [Já viu o navegador dele? É incrivel!].
    Pra mim não serve, meu próximo celular TEM que ter 3G. Mas tem seu público.

    E sinceramente, não vejo necessidade de FM com 8/16/30/80/160GB de música....

    [Nota: Não tenho um iPod. Ouço MP3 no celular que TEM rádio FM, mas eu nunca ouço.]

    ResponderExcluir
  5. Felipe, concordo que a experiência de uso proporcionada pelos produtos da Apple são imbatíveis. Sem dúvida. E é uma boa estratégia, que agrada principalmente que não é técnico, ou seja, a maioria das pessoas.

    Como eu disse hoje lá no meio bit, os computadores da Apple são realmente melhores que os concorrentes, o problema é o resto :)

    Quando ao Shuffle, minha birra com ele é que atualmente ele representa o pior custo/beneficio do mercado. De longe. E tem gente que compra.

    Também acho que a melhor solução de mídia player hoje é o celular (tá, pode ser um iPhone). Andar com dois aparelhos não faz muito sentido, se pode ser feito tudo em um só. A não ser para quem precise de muitos gigas de memória.

    Ah, aqui no EraInfo não tem essa de fanboy. Só existem preferências que cada um tem! Mas mesmo assim vou dar um tempo nos posts sobre a Nókia antes que seja tarde demais! :)

    ResponderExcluir