sexta-feira, 18 de junho de 2004

Inteligência Desperdiçada

Hoje eu estava fazendo um trabalho para a faculdade, e ele foi perfeitamente ao encontro do que eu venho pensando a muito tempo. O modo como as empresas que desenvolvem softwares trabalham e o modo como elas utilizam a mão de obra disponível.



Quantos funcionários têm boas idéias, sejam elas de nível técnico ou operacional, que poderiam melhorar muito o produto, ou o ambiente da empresa, mas quando eles chegam no chefe para tentar expor as idéias o coordenador de projetos pergunta: você já terminou os HTML’s que eu pedi? E ele volta cabisbaixo para sua mesa.



Ou quando um programador gostaria de usar um framework no seu trabalho que iria diminuir 50% do trabalho e o produto ficaria muito melhor e o seu chefe diz: aqui agente tem que programar de verdade, não podemos ficar brincando com frameworkzinhos.



Vejo realmente que muitas empresas trabalham como as montadoras de carros da década de 50. E o pobre programador é o cara que coloca o parafuso na roda, faz isso e pronto, não deve fazer mais nada, nem tentar achar uma maneira melhor de colocar o parafuso.



O que eu vejo são empresa com excelentes vendedores, mas não tão excelentes coordenadores e administradores.



É importante lembrar que os casos aqui expostos são fictícios e criados para melhor expor a idéia! :) E a base para essas idéias foi o que eu vi e ouvi nesses muitos anos de trabalho como desenvolvedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário