quarta-feira, 16 de junho de 2004

Agregadores de Notícias

Eu sou simplesmente tarado por notícias. No meu bookmark tem muitos sites de notícias e quando eu fico um dia sem saber as notícias de um deles fico até meio nervoso :). E para a minha felicidade, hoje eu posso juntar todas as notícias em um só lugar, graças aos agregadores de notícias. Com eles eu posso ler somente as notícias que realmente me interessam!



Os agregadores se baseam no conceito de Feed, que são os títulos e uma pequena parte das notícias em um arquivo XML com o link para o site da notícia completa. Hoje os feeds não são usados apenas para noticias e os blogs também tem seus feeds.



Esses arquivos XML podem ser de vários formatos (vários mesmos), mas os dois formatos mais utilizados são o RSS e o Atom. O RSS é um dos primeiros formatos, e o Atom é um dos últimos e por isso tem alguns recursos a mais.



Na prática não existe muita confusão nos formatos dos arquivos XML. A maioria dos agregadores funcionam com quase todos os formatos. Então não importa se um site disponibiliza o feed em Atom ou em RSS ou em algum outro formato, provavelmente o seu agregador de notícias favorito vai ler.



Os agregadores podem ser via web ou um programa que deve ser instalado no computador. Para ter acesso as notícias de um site, é necessário cadastrar o site no programa adicionando o endereço na internet do arquivo XML.



Eu gosto dos abregadores via web porque posso acessa-los de qualquer lugar. E destaco dois deles:



Yahoo RSS Headlines (www.yahoo.com)

Está em beta ainda, mas tenho utilizado ele diariamente. Eu tenho uma conta no My Yahoo com quatro páginas repletas de feeds cadastrados. Então tudo que eu preciso fazer é, ver estas quatro páginas para ver as noticias de muito sites.



Bloglines (www.bloglines.com)

Outro excelente agregador. Tem mais recursos que o do Yahoo, entre eles permite salvar as notícias, e lhe dá dicas de outros feeds de acordo com os que você já tem cadastrado.



Existem também varios programas agregadores, uma lista deles pode ser encontrada em: http://blogspace.com/rss/readers.



O EraInfo também tem o seu Feed, basta você adicionar o endereço http://erainfo.blogspot.com/atom.xml no seu agregador de notícias. Como da pra perceber o formato é o Atom, que foi o escolhido pelo Blogger.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário