sexta-feira, 11 de junho de 2004

Guia para Iniciantes do WebWork

Eu sempre gostei de desenvolver sistemas baseados em Web, e desde o tempo que eu fazia este trabalho em PHP sempre tentei melhorar a arquitetura dos softwares.



Agora com o Java, tenho a disposição vários frameworks que me ajudam muito no desenvolvimento, e de vários eu destaco o WebWork. O WebWork me proporciona tantos recursos, que desenvolver sistemas baseados em Web deixou de ser uma tarefa dificil e hoje eu me pergunto como fiquei tanto tempo sem ele.



Eu conheci o WebWork faz uns 4 meses, e desde o ano passado eu já trabalhava com o Struts, então eu já conhecia o conceito de MVC. Mas quando comecei a utilizar o WebWork que percebi o poder de ter um sistema totalmente em MVC e desacoplado da camada Web. Utilizando junto com o Hibernate, o desenvolvimento se torna muito facil, muito reutilizável, e facilmente alterável.



O único senão do WebWork é sua documentação. Realmente ela é bem pouca, e em português tem menos ainda. E por isto que num esforço sobre natural, deixo aqui minha contribuição. No ultimo mês estudei muito o WebWork e desenvolvi um pequeno guia para os iniciantes neste framework. Este guia se destina a quem já desenvolve em java e deseja conhecer o WebWork. Mas ele ta longe de ser um guia completo, o objetivo são as lições iniciais. Minha idéia é de complementar o guia permanentemente.



Disponibilizo o guia no formato PDF, e permito sua livre distribuição, em caso de publicação em outros endereços gostaria que fosse colocado um link para cá!



Disponibilizo ainda os fontes do guia no formato da aplicação web com as bibliotecas do WebWork incluidas. que também pode servir como base para outras aplicações.



Guia para Iniciantes do WebWork [170K]

Fontes do exemplo do Guia do WebWork 2 [1.380KB]



[Ultima Atualização: 28/06/04]

Nenhum comentário:

Postar um comentário