segunda-feira, 28 de junho de 2004

Atualização 1 do Guia para Iniciantes do WebWork

Finalmente consegui atualizar o Guia para Iniciantes do WebWork. Atualizei conforme o retorno que tive de quem leu. Obrigado a todos.



Neste meio tempo, o WebWork foi atualizado. Agora está na versão 2.1. O guia continua valendo 100%. As modificações ficam por conta de correções e algumas caracteristicas avançadas, não influenciando no guia.



Estou enviando também como artigo para o GUJ (http://www.guj.com.br) acho que lá terá mais visibilidade e mais pessoas irão encontra-lo :).



Agradeço novamente a quem me ajudou e sempre me mandem sujestões para fazer um Guia Inicial do WebWork cada vez melhor!



O link de download está aqui http://erainfo.blogspot.com/2004/06/guia-para-iniciantes-do-webwork.html

terça-feira, 22 de junho de 2004

OpenOffice

Essa semana saiu uma nova versão do OpenOffice. O download pode ser feito Aqui!



Tenho utilizado o OpenOffice regularmente e acho ele muito bom. No inicio eu estranhei um pouco por estar acostumado com o Word mas após pouco tempo de uso estava completamente adaptado a ele. Nos meus trabalhos da faculdade ainda me dou ao luxo de entregar sempre em PDF :D



O Guia do WebWork eu fiz com ele, e todas minhas necessidades foram supridas pelo OpenOffice. Ou seja, ele é sem dúvida uma alternativa viável ao Microsoft Office. E é de graça. Na finalização do Guia eu fui imprimir lá no trabalho, que só tem Word, me enrolei todo no Word, não tinha percebido como o Word é dificil e diferente do normal né :).



Acho que o maior exemplo é o Metro de São Paulo. Lá eles usam o OpenOffice em mil estações, e os resultados foram os melhores possiveis.



Outra vantagem que eu vejo é o fato de que utilizando OpenOffice não é necessário estar preso a um sistema operacional. Ele roda tanto em windows como em linux, então dá pra ficar tranquilo em caso de mudanças de SO.



Acho que a interface dele poderia melhorar. Eu vejo o OpenOffice como o Mozilla, muito bom, mas com a interface "bruta". Talvez falte algo que faça para o OpenOffice o que o Firefox fez para o Mozilla.



Para quem não conhece, eu recomento testar por uma semana. E para facilitar um pouco as coisas segue alguns links com apostilas e manuais do OpenOffice:



Manual do Metro-SP



Apostila da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais



Apostilas da Unicamp



Varias dicas e Manuais

sexta-feira, 18 de junho de 2004

Inteligência Desperdiçada

Hoje eu estava fazendo um trabalho para a faculdade, e ele foi perfeitamente ao encontro do que eu venho pensando a muito tempo. O modo como as empresas que desenvolvem softwares trabalham e o modo como elas utilizam a mão de obra disponível.



Quantos funcionários têm boas idéias, sejam elas de nível técnico ou operacional, que poderiam melhorar muito o produto, ou o ambiente da empresa, mas quando eles chegam no chefe para tentar expor as idéias o coordenador de projetos pergunta: você já terminou os HTML’s que eu pedi? E ele volta cabisbaixo para sua mesa.



Ou quando um programador gostaria de usar um framework no seu trabalho que iria diminuir 50% do trabalho e o produto ficaria muito melhor e o seu chefe diz: aqui agente tem que programar de verdade, não podemos ficar brincando com frameworkzinhos.



Vejo realmente que muitas empresas trabalham como as montadoras de carros da década de 50. E o pobre programador é o cara que coloca o parafuso na roda, faz isso e pronto, não deve fazer mais nada, nem tentar achar uma maneira melhor de colocar o parafuso.



O que eu vejo são empresa com excelentes vendedores, mas não tão excelentes coordenadores e administradores.



É importante lembrar que os casos aqui expostos são fictícios e criados para melhor expor a idéia! :) E a base para essas idéias foi o que eu vi e ouvi nesses muitos anos de trabalho como desenvolvedor.

quarta-feira, 16 de junho de 2004

Agregadores de Notícias

Eu sou simplesmente tarado por notícias. No meu bookmark tem muitos sites de notícias e quando eu fico um dia sem saber as notícias de um deles fico até meio nervoso :). E para a minha felicidade, hoje eu posso juntar todas as notícias em um só lugar, graças aos agregadores de notícias. Com eles eu posso ler somente as notícias que realmente me interessam!



Os agregadores se baseam no conceito de Feed, que são os títulos e uma pequena parte das notícias em um arquivo XML com o link para o site da notícia completa. Hoje os feeds não são usados apenas para noticias e os blogs também tem seus feeds.



Esses arquivos XML podem ser de vários formatos (vários mesmos), mas os dois formatos mais utilizados são o RSS e o Atom. O RSS é um dos primeiros formatos, e o Atom é um dos últimos e por isso tem alguns recursos a mais.



Na prática não existe muita confusão nos formatos dos arquivos XML. A maioria dos agregadores funcionam com quase todos os formatos. Então não importa se um site disponibiliza o feed em Atom ou em RSS ou em algum outro formato, provavelmente o seu agregador de notícias favorito vai ler.



Os agregadores podem ser via web ou um programa que deve ser instalado no computador. Para ter acesso as notícias de um site, é necessário cadastrar o site no programa adicionando o endereço na internet do arquivo XML.



Eu gosto dos abregadores via web porque posso acessa-los de qualquer lugar. E destaco dois deles:



Yahoo RSS Headlines (www.yahoo.com)

Está em beta ainda, mas tenho utilizado ele diariamente. Eu tenho uma conta no My Yahoo com quatro páginas repletas de feeds cadastrados. Então tudo que eu preciso fazer é, ver estas quatro páginas para ver as noticias de muito sites.



Bloglines (www.bloglines.com)

Outro excelente agregador. Tem mais recursos que o do Yahoo, entre eles permite salvar as notícias, e lhe dá dicas de outros feeds de acordo com os que você já tem cadastrado.



Existem também varios programas agregadores, uma lista deles pode ser encontrada em: http://blogspace.com/rss/readers.



O EraInfo também tem o seu Feed, basta você adicionar o endereço http://erainfo.blogspot.com/atom.xml no seu agregador de notícias. Como da pra perceber o formato é o Atom, que foi o escolhido pelo Blogger.com

terça-feira, 15 de junho de 2004

Sucesso do Guia

O que eu não esperava aconteceu! :D em quase uma semana recebi muitos e-mails e muita gente baixou o leu o meu pequeno Guia do WebWork 2. E obrigado pelos elogios!



Primeiro eu gostaria de agradecer o pessoal do forum do GUJ que me ajudou muito no meu aprendizado do WebWork, acho que faltou isso no outro post. Quero agradecer o Vitor Souza também pelas dicas que me deu após ler o guia.



O Vitor me perguntou se eu iria escrever mais sobre o WebWork e eu disse pra ele que vou continuar atualizando o guia, mas não irei aumentar o escopo. Ele então me disse que irá criar mais documentação do WebWork em português. Só posso desejar sucesso, e obrigado por estar ajudando a todos. E quem puder dar uma ajudinha manda um e-mail pra ele, acho que o Vitor vai gostar de contar com o apoio de mais pessoas. O blog dele é o Engenho e o e-mail do Vitor é vitor@maxima-ti.com.br.



Então já tomei algumas medidas mudando as coisas por aqui. O guia agora se chama oficialmente Guia para Iniciantes do WebWork. Estará em constante atualização. Na sexta eu irei colocar a disposição a nova versão com as modificações que o Vitor me passou. Para quem estiver na dúvida, a partir de agora é para se usar o apenas termo "WebWork" se refenciando ao ultimo release do WebWork, no caso, o WebWork 2. No site oficial será assim, e eu irei mudar todas as referencias de WebWork 2 para WebWork apenas.



Como isso é um blog, e os textos antigos ficam para traz, se alguém quiser linkar com post do guia use a URL: http://erainfo.blogspot.com/2004/06/guia-para-iniciantes-do-webwork.html ela vai direto para o post do Guia para Iniciantes do WebWork. Assim esse post não se perde :)



Obrigado novamente a todos que me escreveram!

sexta-feira, 11 de junho de 2004

Guia para Iniciantes do WebWork

Eu sempre gostei de desenvolver sistemas baseados em Web, e desde o tempo que eu fazia este trabalho em PHP sempre tentei melhorar a arquitetura dos softwares.



Agora com o Java, tenho a disposição vários frameworks que me ajudam muito no desenvolvimento, e de vários eu destaco o WebWork. O WebWork me proporciona tantos recursos, que desenvolver sistemas baseados em Web deixou de ser uma tarefa dificil e hoje eu me pergunto como fiquei tanto tempo sem ele.



Eu conheci o WebWork faz uns 4 meses, e desde o ano passado eu já trabalhava com o Struts, então eu já conhecia o conceito de MVC. Mas quando comecei a utilizar o WebWork que percebi o poder de ter um sistema totalmente em MVC e desacoplado da camada Web. Utilizando junto com o Hibernate, o desenvolvimento se torna muito facil, muito reutilizável, e facilmente alterável.



O único senão do WebWork é sua documentação. Realmente ela é bem pouca, e em português tem menos ainda. E por isto que num esforço sobre natural, deixo aqui minha contribuição. No ultimo mês estudei muito o WebWork e desenvolvi um pequeno guia para os iniciantes neste framework. Este guia se destina a quem já desenvolve em java e deseja conhecer o WebWork. Mas ele ta longe de ser um guia completo, o objetivo são as lições iniciais. Minha idéia é de complementar o guia permanentemente.



Disponibilizo o guia no formato PDF, e permito sua livre distribuição, em caso de publicação em outros endereços gostaria que fosse colocado um link para cá!



Disponibilizo ainda os fontes do guia no formato da aplicação web com as bibliotecas do WebWork incluidas. que também pode servir como base para outras aplicações.



Guia para Iniciantes do WebWork [170K]

Fontes do exemplo do Guia do WebWork 2 [1.380KB]



[Ultima Atualização: 28/06/04]

EraInfo

Bem vindo, este é o EraInfo.



Será postado aqui artigos, tutoriais, noticias, comentários sobre a tecnologia da informaçao.



Obrigado pela visita.