quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Will code for food. Quando um projeto implode e explode o mercado.


Porto Alegre amanheceu diferente hoje. A diferença? Existem programadores Java disponível para contratação imediata.

O que aconteceu foi que a direção de uma grande cooperativa de crédito gaucha, cancelou o projeto de modernização dos seus sistemas internos. Com isso, mais de 100 pessoas foram demitidas. Entre funcionários internos, e terceiros de diversas empresas. Eu não sei detalhes nem números exatos, mas o que eu sei é que hoje existe uma grande oferta de mão de obra aqui em Porto Alegre.

Esse projeto foi bem grande. Eu trabalhei nele ano passado por 6 meses. Na sala em que eu estava tinha mais de 100 pessoas, mas tinha ainda outra sala com o mesmo número de pessoas trabalhando e mais a sede da empresa. Era muita gente entre programadores Java e Pl/SQL e analistas. Como a demanda era muito grande, foi inevitável a inflação de salários e contratação de gente despreparada. Agora fica facil dizer que o resultado era o esperado, que era muita gente, que era desorganizado e mais um monte de coisas. Mas eu acho que não tem como apontar culpados, o projeto era gigantesco, e os gestores mudaram nos últimos tempos. Quem nunca passou por um projeto com decisões erradas? O problema nesse caso é que, quanto maior o projeto, se falhar, maior o tombo.

UPDATE: Mais informações nessa noticia do baguete. E eu concordo com o Sr. Marqueti. Ter flexibilidade é a razão de terceirizar. Só isso tem que ficar claro desde o primeiro dia dos terceirizados.

UPDATE 2: Novas informações, Banco Sicredi enxuga e demite em massa

Nenhum comentário:

Postar um comentário