terça-feira, 14 de outubro de 2008

Media Center, você ainda vai ter um.

Pode ser em pouco tempo, ano que vem ou daqui a uns anos, mas definitivamente, algum dia, você irá ter um Media Center na sua casa. Mas o que é um Media Center? Simples, um media center, é um hardware que você poderá por na sala da sua casa que irá centralizar toda a reprodução de conteúdo multimídia, incluindo principalmente vídeos, e também fotos e músicas. Muitas vezes possuem um disco rígido para gravação e armazenamento de conteúdo.

E como é hoje?
A maioria das pessoas tem em casa um aparelho de DVD. Vamos dizer que esse aparelho de DVD é o inicio da era dos médias centers. Os mais básicos tocam vídeo digital dos discos de DVDs. Muitos visualizam fotos e tocam mp3. Alguns ainda tem entrada USB e tocam DivX com legenda.

USB, MP3, tocar DivX. "Mas isso é um computador", você pode pensar. Sim, provavelmente não existe um aparelho de DVD com processador Pentium ou coisa do tipo, mas um aparelho de DVD é um computador do mesmo modo que um celular, um roteador, e a maioria dos eletrônicos "seguem o mesmo principio". Não quero criar uma teoria aqui sobre o que é um computador ou não, mesmo porque eu não entendo muito disso. Quero dizer que todos esses aparelhos tem processador, memória, entradas e saídas, e por isso podem ser melhorados e expandidos, são os chamados Computer appliance.

O que você vai ter daqui a pouco na sua casa casa?

Como tudo na nossa era evolui, os aparelhos de DVD iniciaram uma nova demanda que é por aparelhos que toquem mais do que DVD. Se eu compro um filme pelo computador, como eu vou ver na sala? Como vou mostrar pra minha família as fotos da viagem? Meu pai não sabe usar o computador, como ele vai ver um filme em formato digital que não está em um DVD.

Então surge a solução dos Media Centers, que a grosso modo estão mais para computador do que para aparelhos de DVD, mas que são usados mais como um aparelho de DVD do que um computador. Deu para entender? :) São hardwares específicos para esse fim que ficam nada sala. A maioria tem entrada de rede que permite, além do acesso a arquivos de outros computadores, também acessa a internet.

Mas não posso usar um computador para isso?
Sim, você pode. E mais, muita gente (leia-se hard users), tem montados os chamados HTPCs, que são computadores controlados por teclados sem fios, ou mesmo um controle remoto convencional, e rodam o sistema operacional Windows ou Linux, com a grande vantagem de que, por ser um computador tradicional, tem muito mais possibilidades que um hardware dedicado para media center. A desvantagem de se usar um computador é que normalmente eles consomem bem mais energia e são bem mais barulhentos.

Hoje já exite um grande movimento para o domínio da sala de estar. O Playstation 3 é um media center. A Microsoft, além do Windows XP Media Center, também fez com muitos elogios Xbox 360 rodar mídias digitais. No artigo da Wikipedia sobre Media Center, tem vários exemplos e opções variadas.

Eu já fiz minha opção aqui em casa. Como não preciso de gravação de vídeo (já que uso a internet para isso), queria apenas um ótimo reprodutor, compatível com vídeo Full HD e que suportasse a maioria dos sistemas de compartilhamento de arquivos na rede.

Não tive muitas dúvidas, escolhi o Popcorn Hour A-100.



Chegou fazem duas semanas e estou adorando, em breve, um review.

Nenhum comentário:

Postar um comentário