sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Nokia 5800 com Touchscreen. É como água, só que melhor.



Semana passada foi anunciado o lançamento do Nokia 5800, conhecido como Tube. É a primeira investida da Nokia em um telefone que vai atrás do sucesso do iPhone

De fato, não foi a Apple que criou o primeiro telefone com uma tela touchscreen que cobre todo o aparelho. Esse mérito é da LG com seu Prada. Mas também de fato, é mérito da Apple, junto com seu marketing e o culto a empresa da maça, que popularizaram esse tipo de dispositivo. Então surge um mercado totalmente novo, em que o software tem um fator mais importante que o hardware. Isso é inédito na industria de telefonia, onde sempre o hardware é que era o importante. Seja na forma ou seja nas especificações.

E nesse novo mercado tudo pode acontecer, lembro da época dos celulares analógicos, onde a Motorola reinava. Quando surgiu a era dos telefones digitais, a Nokia assumiu a liderança e hoje é dona de 40% do mercado. Será que agora a Nokia seria a Motorola da vez? As empresas estão começando a se mexer e o iPhone merecidamente é referência em qualquer comparação. Com o 5800 a Nokia entra de vez na briga com uma estratégia que me parece clara: o mercado das massas.

Pelo que se pode ver até agora, o Nokia 5800 é um ótimo aparelho. A tela é muito boa e com uma ótima resolução. O tamanho é ideal para ser utilizado com apenas uma mão. Todas as tecnologias estão lá, GPS, WiFi, 3G, camera boa para fotos e vídeos, câmera frontal para vídeo conferencia, bluetooth com A2DP, slot para cartão de memória. Mas só as especificações não são suficientes, como eu citei, o software se tornou mais importante que o hardware. E nesse ponto parece que a Nokia acertou em lançar um telefone middle-range. O 5800 não quer ser melhor que um N95. Ele sequer faz parte da série N, que são os telefones tops da Nokia. E aqui fica minha impressão de que o software do 5800 é uma versão beta do que pode ser um telefone mais avançado toutch screen no futuro. Mas isso não tira os méritos do aparelho.

E então vem o preço, que se junta com o hardware middle-end (mas com todos recursos que se espera), e o software que não é o mais bonito e funcional em um telefone toutchscreen (mas que funciona muito bem com os recursos do aparelho). O Nokia 5800, desbloqueado e livre para qualquer operadora, vai custar menos de 400 dolares. Como base de comparação, é menos da metade do preço de um Nokia N96. Com os subsídios da operadora ele irá sair de graça em muitos países, e ai é onde eu acho que a Nokia acertou em cheio.

Agora pense, um ótimo aparelho, com um ótimo apelo visual, com um ótimo preço. Vai vender como ÁGUA, vai vender muito, e vai vender no mundo todo. Vai levar os telefones touchscreens para as massas. Antes do natal desse ano ele estará disponível na Espanha, Russia, Emirados Arabes, Hong Kong e Taiwan e já teremos um termômetro da aceitação. Ano que vem ele deverá estar disponível no mundo todo, e quando chegar na Europa inteira e nos EUA, ele deve estar ainda mais barato. Daqui a um ano alguém vai se tocar que os números apresentados pela Apple (10 milhões de iPhones vendidos em 2008 até outubro) não são grande coisa.

A Nokia sabe que a maioria das pessoas que compram o iPhone não querem saber de outro aparelho. Qualquer telefone que a Nokia lançar não vai ser suficiente para ganhar do culto a Apple, do status que dá ter um iPhone. E eles também sabe que a maioria dos consumidores não se importa com isso, a maioria das pessoas não se importa se precisa dar um, dois ou três clicks para realizar uma ação (inclusive algumas pessoas não se importam em não ter MMS, gravar videos, não ter A2DP entre outros recursos). Mas a maioria esmagadora das pessoas é sensivel ao preço de um produto, e ai é onde eles estão jogando. Uma estratégia que provavelmente dará certo.

Para conhecer melhor o aparelho recomendo o review do mobile-review.com. Atualmente minhas opiniões sobre celulares tem muita relação com os reviews dees, que para mim são os melhores. Todos que comprei ou recomendei ultimamente são baseados nesse site. No review que eles fizeram do 5800 a conclusão termina mais ou menos assim (em uma tradução livre):

"O que se nota sobre o Nokia 5800 é que ele simplesmente não tem qualquer concorrente no mercado ... o que o iPhone oferece é apenas uma parte do que o Nokia 5800 oferece em termos de funcionalidade ... O Nokia 5800 tem uma incomparável relação custo/qualidade que muda as regras de todo mercado, incluindo da própria Nokia"

Parece interessante. Veja as epecificações no GSM Arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário