quinta-feira, 1 de maio de 2008

Mais TV Digital 1 de 2: Confusões do sinal digital de baixa resolução

Quarta feira a noite,um amigo me liga me pedindo informações sobre o quanto eu paguei pela assinatura da Net Digital. Expliquei para ele que quando mudei para Net Digital tive que fazer um plano mais caro, mas que depois de um tempo voltei para meu plano normal e perdi os benefícios de ter a TV Digital, como por exemplo o guia de canais na tela. Como fiquei com o receptor digital, para a Net meu sinal é digitalizado, mas não Digital. Vai entender, mas é isso.

Então esse meu amigo me falou que queria saber se era isso mesmo porque na Net falaram para ele que teria que pagar mais para ter a Net Digital. Eu, por curiosidade, perguntei, porque ele desejava mudar para a Net Digital.

O motivo, nada demais, apenas uma Bravia LCD 40 polegadas, Full HD, linda, que o pai dele tinha comprado.

O caso é que, quando instalaram a TV, todo mundo na espectativa de ver essa maravilha funcionando, ligaram a TV nela e.... e... e a imagem ficou muito pior do que nas TVs de tubo.

O problema é que as TVs de LCD, tem uma resolução muito maior que uma TV de tubo, que tecnicamente nem resolução tem, e por isso ela consegue mostras todas as imperfeições, que uma TV de tubo não consegue. Ou seja, por ela ser melhor e mostrar a imagem mais real, a imagem fica pior porque o sinal é ruim.

Então expliquei o que esse meu amigo realmente precisava. A Net Digital não vai mostrar uma imagem perfeita na TV Full HD. Talvez melhor um pouco, mas nada demais. TV Digital não quer dizer TV de alta definição. Ele precisa de um sinal de alta definição para usar todo o poder da Bravia e não APENAS um sinal digital.

Hoje muita gente já tem TVs desse tipo em casa, e existem boas alternativas para se usar todos os recursos que ela proporciona. O mais simples alternativa é um BOM DVD com upscaling. Um DVD normal também não vai ter uma boa qualidade e uma TV Full HD, mas com o upscaling pode resolver esse problema. Como nos somos do terceiro mundo e os players de alta definição em Blu-Ray ainda custam quase o preço da TV acho que o DVD com upscaling a melhor solução.

Isso tudo porque a Net, em pleno 2008, ainda não proporciona um sinal em alta definição para todos assinantes. Nos poucos lugares do Brasil onde ela dispõe de um receptor de alta definição, ele custa 800 reais, e são apenas meia duzia de canais, o resto, é tudo na definição padrão, e ruim.

Só para esclarecer, qual o beneficio que esse meu amigo vai ter quando chegar a TV Digital aberta aqui em porto alegre? Nenhum. Simplesmente porque ele não comprou uma Bravia para ter que pagar mais 700 reais no receptor para poder ver a Globo ou SBT em alta definição.

2 comentários:

  1. Aproveitei o texto para algumas dúvidas que tinha, e aproveitando para fazer uma outra pergunta : essa situação vale tbm para uma TV LCD DE 32 POLEGADAS de 720p?

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente SIM. Apesar da resolução não ser FULL HD, as imperfeições do sinal ruim irão aparecer na tela. A solução mais facil para tirar proveito dessa TV também é um DVD com upscaling.

    ResponderExcluir