quarta-feira, 7 de maio de 2008

Porque o iPhone não me interessa, ou, mais um post sobre o iPhone

Hoje foi anunciado que a Claro vai trazer o iPhone para o Brasil, ainda esse ano. Deve ser a vigésima operadora que se cogita trazer o iPhone para cá, mas agora parece que é de verdade. A informação veio lá do México pela América Móvil (dona da Claro) e foi claramente destacado a américa latina como alvo para vender o iPhone.

Sendo o iPhone um objeto de desejo de "todo" geek, hoje já deve ter muita gente fazendo planos, pensando em preços, e já inclusive baixando os hacks. Essa notícia me deixa feliz, por saber que o Brasil não é esquecido, que tem gente que quer ganhar dinheiro por aqui e disponibiliza seus produtos e serviços. Mas o motivo de ficar feliz acaba aqui. Não quero comprar um iPhone. Esse aparelho não me interessa nem um pouco, para mim ele é um objeto como uma bolsa de grife famosa e cara (se é que pode existir uma grife, não famosa e barata).

Não quero listar aqui os problemas do iPhone, mas quero listar as melhorias que o iPhone precisar ter para que ele seja atraente para mim, que busco aparelhos pelas funcionalidades, e não pelo estilo ou estética.
  1. O tamanho. O iPhone precisa ser menor. Sim, o iPhone como é hoje, é um trambolho de grande. Apesar de ele ser fino (o que é bom) ele é muito grande. Eu entendo que ele é grande pela tela de 3.5 polegadas, mas essa tela poderia ser menor. Algo entre 2.8 e 3.2 polegadas fariam ele ter um tamanho perfeito.
  2. Os botões. O iPhone tem apenas 1 botão, que maravilha hem! Nada disso. Esse é definitivamente o caso de "it’s not a feature, it’s a bug!". O fato do iPhone ter apenas um botão faz com que para qualquer operação seja necessário olhar para a tela. Isso é muito ruim, ainda mais porque a tela não tem retorno tátil. Então seria importante ter botões de verdade para no mínimo controle de mídias, e para tirar fotos.
  3. A câmera. Já disse que a câmera do iPhone é muito pior que horrível. Dá vontade de chorar vendo um aparelho tão moderno com uma câmera de 2 megapixels sem auto focus. Então, o caso é que auto focus é básico, é indispensável. Poderia ter uma câmera de 3.2 megapixel, e com auto focus ficaria perfeito. Nem precisa ser lentes de marca famosa. Uma questão que é mais software do que hardware é que tem que ser possível gravar vídeos de forma descente. Eu disse descente, nada de resolução QCIF.
  4. O software. O software do iPhone é maravilhoso, e eu não vou ousar falar mal. Mas ele precisa de umas melhorias, a principal é ser mais telefone e menos iPod. A Apple tem que usar a experiência que está tendo para melhorar o modo telefone do iPhone. Outro problema são os softwares de terceiros. Apesar do lançamento do SDK para o iPhone, tudo ainda é muito restritivo. A Apple bloqueia por exemplo uma aplicação de rodar em background. Não sei como vai ficar o cenário de aplicações para o iPhone, mas o fato é que o catalogo de software tem que fazer frente ao catalogo de software que o Symbian dispõe. Não vou deixar os milhares de aplicativos do Symbian por um telefone que roda meia duzia de programas de maneira limitada.
  5. O 3G. A possibilidade de eu comprar, atualmente, um telefone para ser meu aparelho principal, sem 3G, inexiste. Simples assim. E é bem provável que por um tempo eu nem iria usar a rede 3G, mas quando eu precisar, o aparelho precisa ser compatível. O iPhone 3G será lançado em breve? Ótimo, mas vale lembrar que era certo que ele seria lançado em janeiro e isso não aconteceu.
  6. O Suporte. Gosto de comprar meus telefones nas operadoras, com subsidio do preço, mesmo que com fidelidade. Então o iPhone precisa ser vendido oficialmente no Brasil, ter suporte da Apple e o desconto da operadora tem que ser generoso.
  7. Outros detalhes não menos importantes: Bluetooth 2.0 com A2DP e suporte a Flash no browser.

Com isso tudo eu compraria um iPhone? Depende, eu quero dizer que com todos esses recursos eu poderia colocar o iPhone na minha matriz de escolha. Ou seja, eu incluiria o iPhone entre os smartphones que eu poderia comprar, porque hoje ele não está nela.

4 comentários:

  1. Marcelo,
    Só uma dúvida. Como uma operadora pode trazer um celular para o Brasil que acabou de lançar uma lei onde é proibido celular bloqueado?

    ResponderExcluir
  2. Leandro, no meu entender, não existe lei no Brasil que não permita a venda de telefones bloqueados. As ultimas leis sobre o assunto obrigam as operadoras a desbloquearem os aparelhos sem cobrar nada. Mas não impedem que eles sejam vendidos bloqueados.

    ResponderExcluir
  3. É verdade eu pensei errado quanto a lei.
    Mas mesmo assim não sei se é uma grande vantagem para a Claro. A não ser que ela diga: "Só pode comprar IPhone quem adquirir um plano pos pago da claro"

    Ps.: Meu nome é Leonardo e não Leandro.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ops, desculpe, Leonardo,

    Acho que até pode ter iPhone pre-pago, mas custando mais de 2 mil reais cada aparelho.

    E ao adquirir em um plano pos pago mais barato, a pessoa ainda tem opção de desbloquear o aparelho sem custo, mas continua valendo o contrato com a operadora como fidelidade.

    E para sair da fidelidade, existe a multa, que é o que a operadora deu de desconto no aparelho.

    A garantia da operadora é o contrato de fidelidade e a multa, caso esse contrato seja descumprido.

    ResponderExcluir