sexta-feira, 2 de maio de 2008

O mito da facilidade de uso no lugar das especificações técnicas.

A um tempo atrás foi divulgado que o iPhone era o dispositivo móvel mais usado para navegar na internet. Milhões de pessoas levantaram a bandeira de que, era a facilidade de uso, a experiência com o usuário. Mesmo o iPhone tendo uma margem mínima do mercado de smartphones no mundo ele tinha conseguido o que nenhum outro conseguiu: fazer as pessoas usarem a internet pelo "celular".

Sem querer tirar o mérito da experiência, que realmente é melhor nos iPhone do que em qualquer outro smartphone, esse papo todo ignora um detalhe básico: Quem compra um iPhone na AT&T tem um contrato de 2 anos com internet ilimitada. E isso sim influência a decisão de usar ou não a internet pelo celular.

Outro detalhe, muito importante, até ser vendido fora dos EUA, o percentual de iPhones com contrato era de 75% das vendas. Os outros 25%, foram comprados por quem? Sim, tirando o iPhone da Lindsay Lohan, posso dizer com tranqüilidade que quem comprou os outros 25% de iPhones foram pessoas que usam a Internet acima da média. Diferente da multidão que compra celulares com Symbian e não tem noção do poder do aparelho. Por tudo isso, merecidamente, o iPhone lidera, com uma larga vantagem, o acesso a Internet pelos smartphones.

Agora vem uma nova onda. Saiu no Flickr que o iPhone passou o N95 no número de fotos hospedadas. Legal, o que acontece? De novo, milhões de pessoas falando das maravilhas que a facilidade de uso do iPhone proporciona. O caso é parecido com a liderança de acesso a Internet? Não acredito nem um pouco.

O fato é que a camera do iPhone é muito pior que medíocre. É horrível. Não dá pra ser levada a sério. Tudo pelo simples fato que não tem foco automático. Não existe foto descente sem foto automático. Como vou focar em um objeto se a câmera não tem foco? A câmera do iPhone é uma piada.

Pronto, exagerei um pouco mas é por ai. Dá pra tirar fotos boas com a câmera do iPhone? Dá sim, primeiro você precisa de luz, MUITA luz, não, um pouco mais ainda. Depois precisa de muita paciência para tirar umas 200 fotos, e torcer para que em alguma delas, o objeto que você quer em evidencia, saia em primeiro plano e sem estar borrada. Depois você precisa de MUITO photoshop, para dar um sharpen e outros filtros, e por ultimo, pegue sua linda foto de 1600x1200 e reduza para menos de 640x480. Pronto. Você tirou toda a mediocridade da foto e ela vai parecer incrivelmente profissional.

Então, quem saberia deixar uma foto do iPhone realmente boa? hum, quem tem um pouco de conhecimento. E quem tem esse pouco de conhecimento? hum, justamente quem tem conta no Flickr. E hum.. entendeu? iPhone, Photoshop, Flickr.. está tudo relacionado.

E finalmente, esse é o motivo que faz, hoje, o iPhone ter mais fotos no Flickr do que um N95, que, não importando a marca da lente, nem a quantidade de mega pixels da camera, pelo menos tem auto focus.

O número de aparelhos aqui não é relevante. O N95 deve ter pouca coisa a mais em vendas que o iPhone, mas o iPhone está nas mãos de quem está disposto a usa-lo. Mesmo que fazendo milagres com câmera. Tudo isso para resumir que, não me venham dizer que tem mais fotos tiradas com o iPhone no Flickr do que o N95 porque é mais fácil fazer isso com o iPhone, porque não é por esse motivo.

Em tempo, provavelmente o próximo iPhone ainda não terá uma câmera nem perto do N95. Pelo simples fato de que, para ter uma câmera dessas é necessário espaço físico para as lentes, e a a Apple presa pelo design e não vai querer um aparelho tão grosso como o N95. Ao contrario da Nokia, que preferiu fazer um aparelho com as caracteristicas mais avançadas do mercado.

Então resta torcer para que pelo menos ela venha com um auto focus. Seria perfeito, se a Apple conseguisse por uma camera de 3.2MP com autofocus, parecida com o do N73.

Nenhum comentário:

Postar um comentário