sábado, 27 de junho de 2009

Samsung LED TV ou a grande diferença entre LCD/LED TV e Plasma/OLED

Acontece sempre. Sempre tem algum marqueteiro espertinho que tenta enganar o consumidor com propagandas cheias de meias verdades. Infelizmente na maioria das vezes funciona. É o caso da nova Samsung LED TV. Você já deve ter visto a propaganda na TV. Impressionante, TV de LED, fininha, linda. Se não fosse o maior papo furado.

Diferença principal entre o LCD e o Plasma: a geração da LUZ


Nos últimos anos, com a popularização das TVs de LCD e Plasma, muito se discutiu os prós e os contras das duas tecnologias. Só que a questão principal, que a maioria das pessoas não entendem, é o principio das duas tecnologias, ou como elas geram a luz que formam as imagens.

Basicamente, e de forma bastante resumida, no LCD, o "crístal liquido" forma as imagens agindo sobre uma fonte de luz que vem de traz do painel, normalmente é uma lampada fluorecente. Isso mesmo, uma lampa fluorecente, que gera uma luz branca, em toda a tela. Na camada da frente, os pixeis são como pequenas "portinhas" que deixam a luz passar transformando em cores e formando as  imagens, letras e tudo mais. O grande problema dessa abordagem de geração da luz, é quando alguma parte da tela não precisa de luz, ou seja, as "portinhas" estão fechadas para mostrar algo em PRETO. O problema aqui é que mesmo fechadas, sempre passa um pouco de luz por essas "portinhas", e isso tem relação com as taxas de contraste sempre baixas nas TVs de LCD, onde o preto é quase sempre um cinza muito escuro.

Basicamente, e de forma bastante resumida, no Plasma, cada pixel usa o gas do Plasma para gerar sua própria energia, fazendo com que, quando for preciso um pixel preto, ele simplesmente apaga. Por isso as TVs de plasma tem taxas de contraste  muito maiores que a LCD. Por isso as imagens das TVs de Plasma sempre serão mais "vivas" comparando com as TVs de LCD. Essa abordagem também tem vários problemas. Todo mundo já deve ter ouvido falar que TVs de Plasma as imagens podem ficar marcadas na tela, não funcionam bem em altitudes elevadas entre outros.

A idéia aqui não é dizer qual tecnologia é a melhor, isso já existe discutido em milhares de lugares na Internet. Quero apenas esclarecer a questão da geração de luz, que é uma informação pouco comentada.

E a Samsung LED TV?


E então vemos a propaganda na TV dessa maravilhosa Samsung LED TV. O que vem direto a sua cabeça? Uma TV, com milhões de LEDs acendendo e apagando, formando maravilhosas imagens na sua frente. Mas não é nada disso.

Essa TV é e sempre será, a boa e velha TV de LCD. Sim, é uma TV que tem uma fonte traseira gerando a LUZ, e uma camada na frente com o cristal liquido e suas "portinhas" gerando as imagens. E o LED entra aonde? Justamente na fonte geradora de Luz.

Nas TVs de LCD normais, a fonte de luz são lampadas fluorecentes. Nessa TV são LEDs brancos posicionados atrás do painel. Isso trás diversas vantagens, como o espessura da TV, e ainda propicia algumas técnicas que podem apagar alguns LEDs melhorando o nível do preto. Mas o problema de vazamento de luz no LCD continua existindo, não podendo se comparar com as TVs de Plasma onde cada pixel gera sua própria luz.Essa TV é sim uma evolução do LCD, mas de forma alguma é uma revolução, ou a TV perfeita, ou alguma coisa do tipo.

O futuro é OLED, não LED TV.



O OLED é o que existe de melhor em tecnologia para TVs atualmente. São LEDs orgânicos que representam os pixeis, e que geram sua própria luz, como nas TVs de Plasma. Qual o problema (e sempre tem um problema)? Por enquanto ainda é muito caro produzir uma TV de OLED.

Mas o futuro nos reserva TVs muito melhores do que temos atualmente no mercado (principalmente o brasileiro). Com o OLED vai ser possível ter TVs muito finas e flexíveis. Veja o vídeo abaixo:

7 comentários:

  1. Recebi comentários de que o TV de LCD está perto do fim. O que tens a me dizer? Realmente os dias do LCD estão no fim?

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o LCD está no fim, mas certamente quando as TVs de OLED estiverem no mercado, e a preços acessiveis, não existirá mais LCD nem PLASMA.

    OLED é o futuro. É melhor em tudo que LCD ou PLASMA. Só falta acertar a produção e o preço, e as empresas já estão fazendo isso.

    Só que isso não vai acontecer no ano que vem. Acho que tem alguns anos ainda para o LCD morrer.

    ResponderExcluir
  3. hei cara vlw... agora deu pra ter uma noção a mais das tvs lcd e plasma... e tambem essa led..flw

    ResponderExcluir
  4. Meu marido está economizando para a compra da nova tv Led sansung ,mas vendo alguns fóruns de tecnologia,me deixou mais insegura,parando aqui vejo que vc entende mais sobre o assunto,por favor, me dê algum conselho referente à tv le?.Qual a melhor marca,de baixo consumo,a melhor resolução e etc..Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Andrea, existem boas marcas no mercado, LG, Samsung, Sony e Panasonic por exemplo. Uma questão importante é que todas essas marcas, tem linhas de tvs de preço baixo, e linhas de tvs mais avançadas. Então sabendo disso vocẽ compra a que se encaixar no seu bolso.

    Como é uma tecnologia que evolui muito rápido e fica defasada também muito rápido, na minha opinião, comprar uma TV muito cara não é um bom investimento, porque o preço das TVs mais caras baixa muito rápido.

    Dessas marcas que eu falei, de LCD ou até mesmo plasma, Full HD existem vários modelos, de menos de 2 mil até mais de 5 mil.

    ResponderExcluir
  6. qual o modelo,tamanho que tu compraria para ti,independente de valor
    refiro-me somente a qualidade do produto
    ou entao qual modelo tu acha vantajoso na velha relaçao custo contra benificio
    e qual marca tu acredita ter melhor imagem
    obrigado

    ResponderExcluir
  7. ju, acho que as melhores TVs que temos no mercado brasileiro são as de Plasma Full HD. As da Panasonic por exemplo eu sei que são Otimas. As de LCD iluminadas por LED são as melhores de LCD.

    O melhor custo beneficio pra mim é pegar um boa promoção numa loja, baseada no "olhometro". Não acho tão importante se preocupar com as especificações nos mínimos detalhes.

    ResponderExcluir