terça-feira, 23 de junho de 2009

Javali 2009 e Java EE 6.0

Consegui um tempo nessa manha para ir no Javali 2009, no prédio do SERPRO aqui em Porto Alegre. O evento é legal, tem gente importante e com muito conhecimento, e além de tudo é grátis. Eu como não vou no FISL desse ano vi uma boa oportunidade de participar.

Sobre os assuntos abordados, eu queria comentar sobre o Java EE 6.0. Tenho me interessado bastante e acompanhado de perto desde o ano passado. Seu lançamento está previsto para setembro desse ano, e promete muitos novos recursos. Parece que agora vai ser possível desenvolver sistemas usando Java EE puro sem ficar com um sentimento de "tem alguma coisa errada ai".

Junto com a evolução do Java EE, tem a evolução do GlassFish, com a promessa de mais poder e mais facilidade. Ao mesmo tempo. Foi comentado sobre as capacidades do GlassFish em rodar aplicações DJango com Jython, Ruby on Rails com JRuby além do Grails com o Groovy. Com isso as pessoas aproveitarão todas facilidades das linguagens dinamicas e continurão desenvolvendo sem usar Java EE puro :).

Brincadeiras a parte, a evolução do Java EE para mim é muito positiva, apesar de um pouco demorada. A ultima versão do Java EE saiu em 2005. São 4 anos sem muitas novidades "oficiais". A vantagem é que parece que a Sun (ou a Oracle agora) vai atender aos desejos dos desenvolvedores.

Para mim, as grandes novidades são o uso de anotações em todas configurações, quase eliminando os arquivos xml (o web.xml já era) e modularização através dos profiles, que vai facilitar a criações de aplicações simples, sem a commplexidade atual do Java EE. Sempre ouvi que com Java era simples fazer coisas complexas e difícil fazer coisas simples, agora parece que vai mudar esse cenário.

Ainda tem grandes melhorias no JSF 2.0, que para quem tem algum tipo de preconceito com o JSF deveria olhar de novo. O EJB 3.1 mais facil do que nunca (as features de timer são muito legais). E o JPA 2.0 que agora terá os recursos que faltava e que me faziam continuar usando a API do Hibernate (sim Criteria, eu estou olhando pra você).

Nenhum comentário:

Postar um comentário