sábado, 11 de julho de 2009

Nokia N95 8GB, 1 ano de depois.

A exatamente 1 ano atrás, eu entrava na era da dos aparelhos 3G, quando comprei o Nokia N95 8GB. Aqui está o mini review do aparelho.

Nesse ano, tenho certeza que usei bem os vários recursos presentes no N95. Não foi fácil de tanta coisa que ele faz. A novidade pra mim foi o GPS. Fui salvo algumas vezes por ele, confiei e não me arrependi em seguir a indicação dos navegadores pelo GPS. Como não tenho um plano 3G, fiz um bom uso do WFi também. Acho muito bom o navegador do N95, e pra mim o suporte a Flash fazem a diferença. O Media Player não deixa nada a desejar, eu como faço bastante uso do radio FM, fui bem atendido pelo N95.

Tirar fotos com o N95 é um capitulo a parte. É uma câmera digital. Não perde para as maquinas dedicadas mais simples. Talvez só as fotos com pouca luz que a qualidade não fica tão boa. Mas nesse ano tirei MUITAS fotos. De todos os tipos, em várias situações, e até deixei de usar minha maquina dedicada. Não estou dizendo que ele pode substituir qualquer maquina fotográfica, mas a maioria das fotos nao se pode dizer que foram tiradas por um celular.

O que sobrou no aparelho? Antes de eu comprar o N95, um recurso que me chamava atenção era o suporte a VoIP. Pois nesse tempo nunca consegui uma solução que me deixasse 100% satisfeito. A maior deficiência na verdade é do protocolo SIP, suportado bem pelo N95, mas que dentro de redes WiFi se perde nos roteamentos da internet. Por 3G talvez funcione melhor.

O Symbiam pra mim é o melhor sistema para smartphones do mercado. Por que? Porque é o que me oferece mais funcionalidades. E isso é o que importa pra mim. Certamente não é o mais bonito, mas me permite um bom uso da multi tarefa, e principalmente tem muitos bons programas para aumentar ainda mais as possibilidades do N95. O primeiro programa que eu instalo em um Symbian é o gravador de ligações. Todas são automaticamente gravadas. Outro programa que não pode faltar é o CorePlayer, que toca quase todos formatos de vídeo e audio do mercado.

A Nokia tem trabalhado para ser uma empresa de servidos, e esse ano eles lançaram vários serviços que tenho utilizado. Um deles é o Ovi Contacts, que é um messenger que se integra bem ao telefone, e permite inclusive integração com o GTalk. Tenho usado ainda o Ovi Share para compartilhamento de fotos e vídeos, e o Nokia Messaging como programa de email. A pouco tempo ainda integrei a agenda do celular com a do Google, que está integrada com o Remember The Milk deixando tudo com a mesma informação.

Falando do estado do hardware 1 ano depois, a Nokia parece ter continuado com sua tradição de fazer aparelhos fortes e bem construídos. 1 ano depois o aparelho está perfeito, exatamente como saiu da loja. Claro que isso tem um pouco do meu cuidado. Mas não apresentou nenhum defeito, e nem efeito da idade. Quem olha não diz que uso a 1 ano diariamente.

Hoje posso falar que estou 100% satisfeito, e a compra valeu o preço pago. Estão tão satisfeito que nem penso em trocar de telefone tão cedo. Eu olho as opções no mercado nenhum outro telefone me chama atenção. Vários outros aparelhos oferecem vantagens sobre o N95, mas todos eles também tem desvantagens sobre o N95, o que me faz querer ficar com meu telefone por mais um tempo. Talvez até os lançamentos do ano que vem.

5 comentários:

  1. Ótimo post
    concordo em td que vc falo mano, gostaria de acrescentar que o N95 apesar de um tempo já lançado, ainda nao temos nenhum celular que se possa falar que e realmente melhor em tudo comparado ao N95...
    Uma coisa usei muito, a poucos dias fui pra argentina e transmiti a vaigem quase toda ao vivo pela net de graça do meu celular (lembrando que buenos aires tem inumeras conexões wifi liberadas!!!), isso e só uma amostra do que posso fazer dentro de N possibilidades..

    ResponderExcluir
  2. Caros,
    Alguém pode me informar se existe algum mapa para o N95 que mostre os radares de transito do Rio de Janeiro ( com aviso)?
    E filmes onde encontrar os mais recentes?
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Marcelo vc falou de fotos com N95, ele possui zoom?

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo,

    Eu ACHO que o Nokia Maps não tem a funcionalidade para informar radares de transito. Mas, o Garmin faz isso com certeza. Já usei ele aqui em porto alegre para isso e funciona perfeitamente. Você só precisa baixar os dados da posição dos radaresm, o melhor lugar é o maparadar.com

    Sobre o zoom, o N95 tem zoom digital, que é feito por software pelo telefone. Eu não recomendo usar esse zoom. O ideal seria um zoom optico, que o N95 não tem.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Comprei um N95 8GB há pouco e ainda estou engatinhando em seus inúmeros recursos...
    O único senão, a meu ver, é o peso e a profundidade do aparelho, talvez por conta da "Nokia parece ter continuado com sua tradição de fazer aparelhos fortes e bem construídos." o que incomoda um pouco no bolso da calça.

    ResponderExcluir