quinta-feira, 6 de novembro de 2008

NetBeans 6.x em inglês, e com um melhor look and feel

O NetBeans tem evoluído muito nas ultimas versões, adicionando muitos recursos e melhorando deficiências. Mas algumas "melhorias" pra mim são questionáveis. Uma delas é a tradução para o português.

É uma questão bem pessoal, eu prefiro qualquer IDE em inglês. Uso o Eclipse diariamente em inglês e é assim que eu estou acostumado. E para minha surpresa, com um grande esforço, o NetBeans já a um tempo, vem todo em português, facilitando a vida de muitos iniciantes, e dificultando a vida de quem está acostumado com a versão na língua inglesa.

Mas o problema não é exatamente a tradução para o português. O problema é que eu baixo e instalo o NetBeans, e quando vou rodar ele está todo em português, sem qualquer pergunta, sem qualquer escolha, e pior, sem qualquer opção para mim alterar o idioma. Acho isso uma falha grave. Acredito que seria muito simples ter uma opção nas preferências para alterar o idioma da IDE.

Junto com o idioma, uma coisa que não me agrada é o look and feel que vem por padrão quando rodo o NetBeans no Ubuntu. Ele tem um padrão meio Gnome, mas acho bem mal acabado, por isso prefiro o padrão Metal do Java.

Para alterar o idioma e o Look and Feel (ou apenas um deles), acesse o local de instalação do NetBeans, e dentro do subdiretório etc procure o arquivo chamado netbeans.conf.

Dentro desse arquivo, localize a linha que começa com: netbeans_default_options=

Depois do sinal de igual, tem vários parametros entre aspas. Dentro das aspas, adicione:

  • Para alterar o idioma: -J-Duser.language=en -J-Duser.region=US

  • Para alterar o Look and Feel: --laf javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel


Resolvido. Não se esqueça de deixar um espaço entre um parametro e outro.

Uma boa dica é, usando o Java 6.0, é possivel instalar o Substance plugin no NetBeans que troca o skin dele pela própria IDE. Mais informações em http://wiki.netbeans.org/LookAndFeel

Nenhum comentário:

Postar um comentário