segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mini Review - Nokia N95 8GB

Já se passaram 1 mês que comprei o Nokia N95 8GB. Agora já posso falar das minhas impressões e contar como eu tenho utilizado ele. Não quero fazer um mega review, porque isso já existe no GSM Arena, no All About Symbian e no Mobile Review. Mas quero descrever alguns recursos que me chamaram atenção, e porque esse aparelho ainda não tem concorrente no mercado com todos os recursos reunidos.


Caixa - Share on Ovi
Nokia N95 8GB - Share on Ovi    Nokia N95 8GB - Share on Ovi

Quando o Nokia N95 foi lançado ele agregou um conjunto de funções que até então não existiam em nenhum outro celular. O Nokia N95 de 8GB, é o mesmo N95, mas com uma tela maior, uma bateria maior, e mais memória RAM. Valeu a pena ter esperado sair essa nova versão. O parelho impressiona, pela beleza, e pelas funcionalidades. Ele vem completo, inclusive com carregador veicular (que não está na foto mais abaixo)

Nokia N95 8GB - Share on Ovi
Nokia N95 8GB - Share on Ovi

Destaques



  • Symbian. O Sistema operacional presente na maioria dos smartphones do mundo.

  • Câmera de 5 megapixels que faz fotos excelentes.

  • Processamento gráfico com processador dedicado 3D.

  • Faz vídeos em 640x480 a 30 frames por segundo com ótimo áudio.

  • Conectividade: Bluetooth 2.0 com A2DP, WiFi, saída de fone de ouvido padrão (3.5mm), saída para TV, GPS com assistente de navegação.

  • Bateria de 1200 mAh. Funciona até 4 dias com pouco uso. 3 dias com uso normal. Uso normal para mim é escutar musica umas 4 ou 5 horas por dia e um pouco de navegação na internet por WiFi. Mesmo quando usei muito, WiFi e GPS principalmente, sempre durou mais de 1 dia.



Nokia N95 8GB - Share on Ovi    Nokia N95 8GB - Share on Ovi
Nokia N95 8GB - Share on Ovi    Nokia N95 8GB - Share on Ovi
Nokia N95 8GB - Share on Ovi

Music Player


Primeiro eu torci o nariz por a saída de fone estar na lateral do aparelho. Pensei: "deveria ser em cima, como no Nokia 5310". Mas ai veio a vida real. E nela, meu celular fica na base do monitor, de lado, onde eu plugo meu fone de ouvido favorito, e o melhor lugar que poderia ter uma saída opara o fone de ouvido é justamente do lado esquerdo do aparelho. Parece que a Nokia imagino como eu usaria ele.

Nokia N95 8GB - Share on Ovi

Câmera Fotográfica Digital.


As fotos feitas pelo N95 8GB são as melhores que eu já vi feitas por um celular. Indiscutivelmente. Isso quer dizer que não preciso mais de câmera digital? ERRADO. Minha Canon A75 de 3.2 megapixels ainda tira fotos melhores que o N95 8GB. A Canon é uma maquina fotográfica dedicada. Tem boas lentes, um flash excelente, e principalmente um sensor de imagem de verdade. O N95 tem lentes, flash e sensor que são apenas o minimo para obter fotos boas. O que isso quer dizer? Quer dizer que por conseguir fotos boas com o N95 8GB eu vou tirar muitas fotos com ele, mas quando eu for em um evento e quiser fotos realmente boas vou levar minha maquina fotográfica digital.É bem interessante ver a qualidade, e comparar com outros celulares, principalmente por não ter as bordas esverdeadas.

Nokia N95 8GB - Share on Ovi
Foto de teste tirada com o N95 8GB - Share on Ovi    13072008033 - Share on Ovi

GPS


Ainda não tirei todo proveito do GPS. Achei minha localização no mapa algumas vezes, na cidade ou na estrada, mas isso não é nada demais. O melhor até agora vou ver o celular calculando minha velocidade real com o carro na estrada, e depois me informar velocidade máxima, velocidade média e tempo gasto no trajeto. Já comprei um "holder" para fixar o aparelho no carro e então vou começar a usar o assistente de navegação, já que vem com 6 meses grátis.

TV-OUT


Foi no terceiro dia de uso, que eu descobri que dentro do aparelho, vinha o Batman Begins completo. Nessa época a operadora Claro não fazia propaganda nem anunciava o brinde. E foi na mesma época do lançamento do Batman: O Cavaleiro das Trevas, que com todo o hype e falatório eu queria ver. E por acaso eu não tinha visto o Begins ainda, que precede a história do Cavaleiro das Trevas. Não deu outra, num fim de semana de chuva, liguei o N95 8GB na minha TV e assisti ao filme. Com 5 minutos eu nem lembrava mais que o filme estava sendo reproduzido pelo meu celular. Foi uma experiência interessante. Detalhe, o Batman vem com DRM, "não tem como" tirar ele da memória do aparelho.

Navegação Web


O navegador me surpreendeu. Eu ainda não tinha navegado por páginas de verdade com um N95, e a tela do N95 8GB ajudam bastante. Os sites lêem "macio". O autocomplete dos campos me fazem pensar que estou em um desktop, ele memoriza minhas senhas, e formulários. Alguns componentes em flash funcionam, outros não. O Youtube roda sem problemas.

Outros aplicativos


Instalei basicamente todos programas que vi pela frente, queria testar tudo. O SymSMB por exemplo se conecta a minha rede usando o protocolo SMB do windows. Nisso eu monto uma pasta do celular no meu proprio computador, e transfiro os arquivos para ela via WiFi. Não preciso mais do cabo de dados. Do celular também acesso as pastas compartilhadas da rede. O Nokia Chat é um chatzinho legal que se integra bem ao aparelho, converso via protocolo Jabber. Sem contar no Rotateme, FlipSilence e o Nokmote que usam o acelerometro para fazer umas "magicas" com os movimentos. Só tirei fora o Light Saber porque todo mundo que via queria brincar também, e já tava imaginando meu celular voando na parede :)

Vídeo


No momento estou focado em colocar a maior quantidade de videos nos 8GB de memória disponiveis. Clipes, filmes, séries. Ainda estou testando o melhor codec, melhor bitrate para utilizar de maneira mais eficiente os recursos. No momento estou usando o codec H.264 com audio em aac com o container MP4. Com uns 300Kbps de bitrate tem ficado ótimo. Mas ainda não cheguei a conclusão final.

Nem tudo é perfeito


Como nem mesmo um produto ta Nokia é perfeito (?), alguns detalhes eu acho que poderia ser melhor. O que mais me chamou atenção foi o fraco player de video. Um aparelho com esse poder de processamento, vir com o Real Player para tocar os vídeos é um ponto negativo com certeza. Por sorte existem o DivX Player e o Core Player que qualquer tipo de mídia suprindo as deficiências do player nativo.
Outro detalhe que eu senti falta foi a possibilidade de navegação por abas. Sempre gostei de ter várias páginas abertas ao mesmo tempo, e sei que o browser padrão permite. Já vi na internet umas mutretas para ter abas no N95 8GB, mas eu preferiria que viesse nativo do tipo "Opções - Nova aba".

Quero deixar registrado que estou extremamente satisfeito com o aparelho, ele é mais do que eu imaginava, me surpreendeu a qualidade e as possibilidades que existem. Assim que eu tiver mais informações para passar eu escrevo aqui. Qualquer dúvida os comentários estão a disposição.

9 comentários:

  1. Pois é.
    Vou perguntar, apesar de saber + ou - sua resposta.
    Você já experimentou o prazer de brincar com Iphone?
    Tipo desenvolvedor nele em RoR ou Python, algo assim.
    Navegou em páginas com ele?
    Sei que ele tem menos recursos que o N95, mas me desculpe o N95 não é apple, e só por isso já fica atrás.
    É minha opinião, apenas minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Fabio, entendo e respeito tua opinião.

    Já experimentei o prazer de brincar com um iPhone, e realmente é um prazer. Navegar na internet, assistir vídeos, ver fotos. Tudo é suave, tudo é bonito, tudo funciona bem. O problema pra mim é que o "tudo" do iPhone é muito limitado.

    Nos estamos na era do Youtube. A personalidade do ano da revista TIME em 2006 foi "YOU" em uma referencia ao material produzido pelos usuários na internet. Isso a 2 anos atrás. E hoje o iPhone não faz vídeos. Se no Flickr o iPhone domina com suas fotos medíocres, se ele fizesse vídeos, dominaria o Youtube também. E por exemplo, fazer videos com o N95 8GB é um prazer. Muito maior do que o prazer de brincar com o iPhone :)

    Mas como eu disse, eu entendo sua opinião, atualmente eu vejo a seguinte regra:

    Quer um telefone bom: Nokia ou Sony Ericsson middle-range.
    Quer um smartphone poderoso: Nokia N95 8GB.
    Quer um telefone da Apple: iPhone.

    O iPhone não tem concorrentes. Quem compra um iPhone e fica satisfeito não tem outro aparelho para comprar.

    Esse ano vai sair o Samsung i8510 INNOV8 que vai ser o aparelho que vai desbancar o N95 8GB. Até a Nokia apresentar suas novas armas.

    ResponderExcluir
  3. Ok, Ok...

    Concordo com você no quesito funcionalidade, mas o mais interessante do Iphone é que.
    Caso o Iphone não tenha vindo com filmagem (não veio), é só criar um software pra isso, aliás, no meu eu uso o VideoRecorder, caso não tenha vindo com rádio, como de fato não veio, é só instalar o IRadio, e assim por diante.
    com relação a qualidade das fotos, tenho lido alguns artigos com relação a melhoria da qualidade através de software também.
    Quanto YouTube, posso assistir, como fazer filmes também e mandá-lo para o YouTube, talvez o unico inconveniente nisso é ter que converter pra avi ou mpg antes, mas isso não é problema.

    Eu penso que a abertura de idéias pra desenvolvimento que veio com o Iphone é que mata a pau.

    Mas é isso aí, opinião é opinião.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não tem nem comparação o iPhone com o Nokia N95!
    Devo discordar do amigo Fabio Nascimento mas Telefone que sabe fazer e faz com perfeição ha anos é a Nokia amigo! Realmente o iPhone é um produto fantástico mas o N95 é muito mais se vc pretende criar conteúdo!

    Sou usuário Apple a mais de 10 anos e então resolvi comprar um iPhone 3G! Já conheço o N95 de longa data! Por sorte minha tive a oportunidade de ficar uma semana com um iPhone Classic comigo... Desisti de comprar o iPhone e vou comprar um N95 8GB!

    1. Nunca esse iPhone fará Filmes como o N95. (nem com o seu software milagroso)
    2. Nunca vai tirar fotos como o Nokia N95
    3. Talvez um dia vai ter o mesmo numero de aplicativos o jogos que o Symbian mas todos deverão ser COMPRADOS na loja da iTunes.
    4. o GPS pode até melhor um dia mas ainda assim vai ficar preso ao Google Maps que significa consumo de banda.
    5. Esse nunca vai ter um Bluetooth estéreo... sério mesmo essa é a CAGADA da Apple que prioriza tanto o Multimédia não poder ouvir música com qualidade com meus fones.
    6. Copiar e colar pra que né?


    Enfim... não vou mais ficar aqui argumentando a favor da Nokia pois não ganho nada com isso mas apenas quero mostrar que eu realmente achei que o iPhone 3G seria um grande aparelho e ví que ainda faltam muitas coisas para ser o que eu espero dele...


    Vou de N95!

    ResponderExcluir
  5. #43, fique frio, te entendo.

    Só fico feliz por saber que você mesmo conhecendo a fundo o Nokia, resolveu dar uma chance ao Iphone 3G.

    Porque digo isso.

    Pense comigo, você deu uma chance a Apple que está a menos de 2 anos no mercado de celular enquanto a Nokia está 10 anos ou mais.

    Ou seja.

    Q Apple em menos de 2 anos te balançou demais, imagina o que ela fará com você em 5 a 7 anos???

    Responda isso?

    Haha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Fábio, essa é uma boa pergunta. Mas temos que lembrar algumas coisas.

    Primeiro, se a Apple quisesse fazer um telefone melhor que qualquer Nokia ela teria condições plenas.

    Por uma camera descente no iPhone e um bluetooth funcione bem. Ela não colocou porque não quis. Porque ela sabia que venderia mesmo sem esses recursos.

    Essa é a diferença de quem quer os produtos da Apple, e quem quer produtos com ótimas funcionalidades. Provavelmente vai ser assim daqui a uns anos.

    Pense em quanto custa para a Nokia a câmera do N95 e quanto custa pra Apple a câmera do iPhone.

    A Apple ganha dinheiro assim, e sabe aproveitar bem a "fama" que tem.

    ResponderExcluir
  7. Ok,

    Vamos lá, qdo a Apple lançou o Ipod ela sabia que não tinha mais ninguém no mercado competindo com ela.
    Lançou um Mp3Player que ao meu ver não será batido nunca...
    Mas aonde eu quero chegar?
    Quando ela entrou no mercado de celular ela já começou brigando com inúmeras empresas.
    Ela precisava lançar um produto em que mesmo que não vendesse muito ela tbm não teria prejuízo.
    Agora com 1 ano depois ela vem com o 3G que já podemos notar melhorias.
    O intuito da Apple não é brigar por funcionalidades de hardware a mais em seu celular com relação aos outros.
    Ela briga por estética(nem precisa né) ela briga por riqueza de aplicações(nem precisa né) e qual a idéia dela?
    Deixar que a comunidadde brinque em torno do seu aparelhinho.
    Já tentou desenvolver algo e colocar no Symbian, um parto só.
    E fazer isso com o Iphone?
    Fácil.
    Não sei qual a experiência em navegacao web no Nokia, mas no Iphone nem sinto diferença entre meu Mac e meu Iphone.
    Acho que se ficarmos nessa iremos brigar eternamente vocês com seus argumentos e eu com os meus.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. >> Acho que se ficarmos nessa iremos brigar eternamente vocês com seus argumentos e eu com os meus.

    Hehe, isso é verdade. Mas isso acontece porque tanto a plataforma da Nokia quando a da Apple são excelentes.

    O que vai acontecer no futuro eu realmente não sei, mas é certo que a Apple não vai dominar o mundo dos celulares, e a Nokia não vai perder a hegemonia que tem nesse ramo.

    Acredito que veremos celulares da Nokia parecidos com o iPhone, e também acredito que o iPhone vai continuar sendo uma plataforma limitada. Fácil de desenvolver mais limitada.

    E a Nokia está trabalhando para facilitar o desenvolvimento no Symbian. Hoje com Python é muito fácil de criar novos programas para Symbian, mais fácil que no iPhone, e muita gente já conhece o Python. A Nokia sabe das suas deficiências e está trabalhando nisso. Ao contrário da Apple, que sabe das suas deficiências (hardware em geral) mas tenta colocar dentro da cabeça das pessoas: this is not a bug, it's a feature.

    :D

    ResponderExcluir
  9. Caracas, nem acredito que li os comentários, gente cada um tem sua opinião. As duas empresas são excelentes, eu tenho um iPod, a primeira vez que ele chegou em casa, naquela caixinha transparente, mais parecia uma jóia. Podia comprar qualquer outro mp3, já tive um de outra marca, más um iPod, é um iPod! È caro? É caro! Futuramente, com certeza investirei em um iPod Touch. Sobre os telemóveis, não tem o que discutir, cada um com sua opinião claro! Más, está provado que a Nokia matou a pau, com o seu n95, fiz intensa pesquisa na internet, até chegar no n95 8gb. Parem com isso! Não tem o que discutir, se você gosta do iPhone, parabéns! È um bom aparelho, na minha opinião ele custa muito caro e não tem tudo o que o n95 tem. E a Nokia sempre foi fiel aos seus clientes, é só você pegar qualquer aparelho melhorzinho em recursos que você verá que é bem completo. Agora como já foi comentado aqui, a Apple poderia ter investido em um celular melhor em recursos e uma câmera boa? Poderia! E foi ai que a Apple pecou! Nesse ponto cadê a fidelidade da marca Apple com seus clientes e fãs fanáticos? Realmente eles sabiam que venderiam horrores mesmo sem os recursos da atualidade. O que eles fizeram? Colocaram uma tela grande, touchescreen, software da Apple que vem com o Coverflow (que eu gosto muito, poder organizar suas músicas com a capa dos álbuns). O iPhone é apenas mais um celular, com um software muito bom, os fanáticos pela marca Apple que me perdõem, más já está mais que provado e documentado que o n95, os dois tanto o classico como o n95 8gb são muito superiores que o iPhone! Eu gosto muito dos produtos da Apple, e da Nokia, não sou fanático por nenhuma das marcas, sempre pesquiso antes de investir o meu suado dinheirinho. Comprei um iPod, não faz muito tempo e adoro ele, é meu companheirão de todos os dias. Recentemente comprei um n95 8gb, e onde vou com ele, as pessoas pensão que é uma Câmera fotográfica, ficam babando, como eu, com a qualidade das fotos e dos vídeos(qualidade de DVD). Resumindo...Os dois produtos, as duas marcas, são muito boas, más...se quer se divertir visualmente com um ótimo software, e recurso de touchescreen, um excelente áudio de mp3, fique com o iPhone. Agora se quiser chamada em video conferência, câmera de 5mp., gravar vídeos com qualidade de DVD, GPS(o primeiro iPhone não tinha GPS, parece que agora o novo iPhone tem), mp3 e rádio, e muitas outras cositas mas, escolha o n95 8gb, atualmente ele é o máximo! Sei que estão vindo outros que irão desbancá-lo, más por enquanto ele é único! E não tem concorrente a altura, por enquanto.

    ResponderExcluir