domingo, 24 de agosto de 2008

GPS com assistente de navegação no Nokia N95 8GB



Semana passada finalmente chegou meu phone holder, para meu Nokia N95 8GB ter um lugar próprio no carro, e com isso pude testar o assistente de navegação do Nokia Maps. A Nokia cobra por esse serviço, mas a versão brasileira do Nokia N95 8Gb vem com 6 meses grátis, por isso pude testar.

Tirei o fim de semana para testar as possibilidades. No sabado pude ver como é legal, o pontinho vermelho andando em cima do mapa, e hoje, fiz uns testes com o assistente de navegação. Aqui em Porto Alegre as rotas foram perfeitas, todos as ruas e sentidos estavam corretas, mas percebi que não tem mapas de cidades pequenas. Nesse caso talvez algum outro programa resolva.

Juntei alguns vídeos com os principais comandos do programa para se ter uma idéia como funciona a navegação:



Mais uma foto do Nokia Maps apontando onde eu estava no momento:



EDITADO com mais informações:

Estou usando o Nokia Maps 2.0, ele foi lançado a pouco tempo. No celular veio o Nokia Maps 1.2, mas foi só instalar a nova versão que sobrepôs a antiga. Para os mapas funcionarem bem, antes de adicionar os mapas do Brasil, apague todo o conteúdo de mapas do celular. O Nokia Map Loader tem opção para isso. Aproveite e baixe os comandos de voz em português.

Para funcionar o assistente de navegação, primeiro entre no Nokia Maps, e deixe ele se conectar com o satélite, isso pode demorar alguns minutos. As barras irão ficar verde. Após, com os botões direcionais, siga até seu destino final. Depois é só usar o botão centra e escolher a opção: "Drive to". Então o programa irá calcular a rota (normalmente é rápido) e começar a dar os comandos de voz.

7 comentários:

  1. Marcelo, muito legal seu video e as fotos. Mas o que mais me interessou foi o phone holder.
    Já faz algum tempo que eu tenho um Nokia n95 (não o 8GB), e sempre que eu usei o GPS, estava minha esposa do lado segurando o celular :)
    Poderia me indicar o local que você comprou o phone holder (isso se for via web é claro) e o preço base?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Jair.

    Sei como é ruim usar o celular no carro segurando na mão, foi por isso que eu comprei o suporte.

    Comprei na DealExtreme por um preço bem camarada. Demorou quase um mês pra chegar mas valeu a pena. O bom é que lá tem vários modelos pra vários aparelhos.

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcelo comprei o meu N95 8gb em Junho deste ano ele é importado mas veio com os 6 meses gratis tb porém toda vez que vou conectar ele pede pra comprar uma licença e praticamente nunca usei ele como mostra o seu video. Já atualizei tudo que podia, ativei a licença inclusive aparece hj 112 dias restantes para a licença mas ele não cordena a rota como no seu, o que pode ser?
    Abraços

    Marcelo Miguel

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Miguel,

    editei o texto e no final coloquei mais informações de como fiz o assistente de voz funcionar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo, parabéns pela conquista. O meu também foi sofrido, pois a TIM aqui em BH queria me vender um N95 8GB com frequência 2100Mhz que não funciona com o 3G da própria TIM... Foram mais de 5 horas de busca pelo aparelho... Só conti minha ráiva pq estáva pagando R$549,00 dividido em 10x sem juros... Mas após alguns dias de uso percebi que para o Maps achar minha localização a frio, (sem ter sido utilizado por um dia inteiro por exemplo) demora demais, mais doque 15 minutos, as vezes 20 minutos. Vc também teve essa experiência?! No seu aparelho quanto tempo demora para achar sua posição? Mais uma vez, meu parabens, abraços fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ouvi falar que existem alguns programinhas que possibilitam utilizar o GPS interno, sem pagar nada pra operadora. A única diferença é que vc não tem a opção da mulharzinha falando vire pra lá , etc... Que programas são estes? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  7. O Nokia Maps é grátis e já vem com o celular. E nele você só paga se quiser o assistente.

    ResponderExcluir