quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A dificil vida dos veículos de comunicação tradicionais

Não vou dizer aqui que a midia tradicional está morrendo, que a internet via tomar conta de tudo e que pra fazer uma torrada teremos que acessar algum serviço do google. Mas é fato que a vida de quem trabalha com os veículos de comunicação tradicionais está bem mais dificil do que antigamente. E justamente a Internet, que tornaria a vida dos jornalistas mais fácil, é que está complicando as coisas.

O primeiro problema, é a inexperiência e a falta de conhecimento de editores. Hoje saiu a seguinte noticia no IDGNow! (um dos mais antigos sites de noticias sobre tecnologia): Sony escolhe o formato Blu-ray para usar em seus gravadores HD-DVD. Bem, qualquer pessoa minimamente antenada nas novidades, sabe que o Blu-ray é concorrente do HD-DVD na briga pela próxima geração de midias de alta capacidade, e que o Blu-ray foi criado, justamente, pela Sony. Então como a Sony poderia "escolher" um formato se ela própria é que está brigando em favor do seu Blu-ray? Podemos entender que HD-DVD, além de ser o formato concorrente do Blue-ray, também pode significar simplesmente DVD de alta definição, que seria um termo genérico para designar o próprio Blu-ray. Mas o autor da matéria, por inexperiência, por falta de conhecimento, ou falha na tradução de uma outra noticia mal escrita, gerou esse título bizarro. O outro problema com o título é justamente que a Sony não escolheu nada, ela apenas lançou gravadores no seu próprio formato, o Blu-ray. Então poderia o título poderia ser apenas "Sony lança gravadores Blu-ray no japão".

O outro problema são as fontes. Outro dia eu estava passando na frente de uma banca de revistas e vi a capa da Super Interessante, com uma chamada grigante dizendo "Lost Revelado". A primeira coisa que eu pensei foi "oba, notícias fresquinhas sobre Lost". Mas ai veio a razão. Eu acompanho os sites sobre Lost semanalmente, mesmo agora que a série está em pausa. Acompanho todas as entrevista com o Damon Lindelof e do Carlton Cuse, as duas pessoas que mais sabem sobre Lost. Então me veio a pergunta: "Qual a possibilidade dos editores da Super Interessante saber mais sobre Lost do que eu?" Não que eu seja uma pessoa que sabe mais do que alguém sobre algum assunto, mas simplesmente porque toda informação sobre Lost está na internet e eu sou consumidor dela, então provavelmente o que está na revista eu já li no mês passado, na hora em que a noticia era publicada em primeira mão. E esse é o segundo problema dos veículos tradicionais, eles tem que saber mais do que o publico que consome suas matérias, eles precisam ter coisas novas para oferecer, e não apenas copiar textos de outros sites ou agências.

O que precisa acontecer é uma especialização dos editores. As matérias sobre discos opticos de alta capacidade tem que ser escritos por especialistas nessa area, e que, além de noticias deve dar algo mais para os leitores, algo que somente os especialistas iriam conseguir.

Edit: as 19:35 o IDGNow! mudou o título da matéria para "Sony escolhe o formato Blu-ray para usar em seus gravadores de alta definição". Está bem melhor, mas ainda continua com o problema de que, a Sony não escolheu nada, o Blu-ray é dela! Obrigado pela visita IDGNow! :)

Um comentário:

  1. Excelente Marcelo...hahahhaahaaha Por essas e outras que "esses" sites de noticias perdem a minha credibilidade.

    ResponderExcluir