quarta-feira, 25 de julho de 2007

Coisas que não estão certas, parte 2 de 3: Second Life

Criei minha conta no Second Life a mais ou menos 4 meses. Nesse período usei muito minha Firt Life, eu diria que diariamente, mas minha minha conta no Second Life foi usada muito pouco, acho que só na primeira semana mesmo até eu perceber que, apesar de muito legal o ambiente 3D do SL, não se justifica em nada todo o hype que tem por ai e os investimentos que estão sendo feitos nele.

O que se vê no SL são ilhas vazias e prédios vazios, tudo ta vazio. As poucas pessoas estão batendo com a cara na parede, e uma minoria percebe-se que estão conversando, como se fazia no IRC a vários anos atrás. Os milhões de usuários que estão cadastrados se traduzem a poucos milhares que se conectam regularmente para... bater papo e conhecer pessoas.

A síndrome de ficar para trás.

Todo mundo conhece histórias de empresas que não acreditaram nas inovações e ficaram para atrás. Isso aconteceu muito no inicio da internet e certamente todo mundo tem exemplos. O que eu acredito que está acontecendo agora é justamente o contrario. As grandes empresas, com medo de "perder o barco" estão se jogando de cabeça em qualquer canoa, principalmente as que tem um bom marketing, como é o caso do Second Life.

Para não perder a oportunidade de ficar de fora de uma nova tendência mundial, as empresas estão gastando fortunas para estar presente no Second Life, mas não fazem a menor idéia do que realmente estão fazendo lá, e principalmente, porque estão lá.

Nessa corrida louca, poucas empresas estão ganhando dinheiro de verdade, mas não é quem está comprando ilha no SL, mas sim as agências de propagandas, que hoje tem o discurso padrão de que todo mundo tem que marcar presença em alguma ilha. Além das agencias, a criadora do Second Life é quem está rindo a toa, mas temos que reconhecer que eles souberam fazer o marketing muito bom do ambiente 3D. E nesses casos o dinheiro é verdade. Mas parece que quem investiu está caindo na real, no estadão saiu a notícia de que Empresas abandonam Second Life. Basta se perguntar o "por que?".

A algum tempo atrás vi no jornal um anuncio de emprego para “Modelador 3D com experiencia em Second Life”. Fiquei me perguntando porque eu nunca tinha visto anuncio para administrador de sala de IRC! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário