sexta-feira, 13 de abril de 2007

FISL 8.0: Telepathy e Tapioca e o envolvimento da Nokia no mundo open source

Meu primeiro dia em um forum internacional de software livre acabou, deu pra conhecer algumas pessoas e conhecer alguns produtos.

Me chamou atenção a apresentação do Telepathy e do Tapioca. Do Telepathy eu já tinha falado inclusive aqui, realmente minha animação tinha sentido. O Daniel, que fez a apresentação trabalha no Instituto Nokia de Tecnologia, no Recife, e falou um pouco sobre os dois projetos.

Achei surpreendente que os dois projetos surgiram juntos e quase viraram concorrentes, e em um determinado momento o Telepathy virou o provedor dos serviços de mensagens (isso inclui todos os recursos dos IM modernos) e o Tapioca uma camada superior ao Telepathy provendo uma API de mais alto nivel para os desenvolvedores.

Perguntei sobre o sentimento de "agora vai" nos programas de mensagens instantâneas no Linux e o Daniel disse que provavelmente esse é um caminho sem volta. Que bom, vamos esperar. Depois da apresentação ainda falei diretamente com o Daniel, que me explicou como funciona o INDT. Muito simpático e receptivo. Fica aqui meu agradecimento.

Sai da apresentação sobre o Telepathy e o Tapioca e fui para a apresentação sobre a plataforma Maemo, que também tem relação direta com a Nokia por ser o ambiente rodando no Nokia N800. O legal foi que eles tinham um N800 lá que ficou passando para todo mundo dar uma brincadinha. Nunca tinha visto um na frente e quando peguei fui capaz de operar o aparelho facilmente. Incrível como ficou intuitivo, simples e ao mesmo tempo extremamente poderoso. O conceito de Internet Tablet é muito mais do que um aparelho para acessar a internet. Abri alem do navegador, player de música, jogos e os programas acessórios que tem em qualquer computador. Ta virando um UMPC.

Um aspecto interessante foi colocado pelo apresentador sobre o envolvimento da Nokia com a comunidade. Porque o Maemo é uma plataforma aberta, que teoricamente qualquer um pode colocar em um hardware. Mas o produto da Nokia não é o software, mas sim o hardware, o N800 no caso. E o hardware envolve questões de sigilo comercial, grandes lançamentos e muito dinheiro em projeto. Então ele disse que até agora eles não conseguiram chegar num acordo com a comunidade para o desenvolvimento do Maemo, tanto que todos os mantenedores são funcionários da Nokia.

E é isso, amanhã volto para lá e conto mais sobre o que eu achei do FISL 8.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário