quarta-feira, 4 de abril de 2007

Eu consegui cancelar meu ADSL da Brasil Telecom

Foi difícil, demorado, tive que ter muita persistência, mas eu consegui. Mas vou esperar vir a conta para saber se foi tudo cancelado mesmo né!

Antes de tentar cancelar minha adsl, tive que realizar um procedimento de segurança. Esse procedimento é instalar um gravador de ligação no meu celular. Eu precisava ter tudo registrado, para que, caso desse algo errado eu teria como provar.

Carreguei bem a bateria do celular e sabado, dia 31 de março liguei para a Brasil Telecom. A primeira constatação é que não existe opção "aperte X para cancelar sua ADSL". Então escolhi a opção de suporte. Depois de alguns instruções, e um tempo de espera relativamente pequeno fui atendido. Disse que queria cancelar minha adsl. O atendente nem me disse mais nada, só me informou que era de segunda a sábado das 8 das 20h. Perguntei qual opção eu deveria entrar para cancelar e o atendente me informou que era com o suporte mesmo, que a partir dali eles iriam transferir para o setor de cancelamento. Muito obrigado, boa noite.

Tudo bem, esperei até terça, dia 3 de abril, que eu estava bem descansado, pronto para o que der e vier, celular carregado, gravador pronto, liguei novamente para a Brasil Telecom. Agora eu já sabia que tinha que ir para o suporte, e solicitar a transferência. Fiz a ligação as 18:40, e começou meus problemas.

Musiquinha, opções, o suporte me atendeu. Solicitei a transferência para o setor de cancelamento, e a resposta foi esperada "qual o motivo do cancelamento". Aqui eu tinha armado uma estratégia. Meu irmão mora em Torres/RS e lá não tem ADSL, então eu disse que iria me mudar para lá. O atendente muito atencioso me sugeriu mudar minha adsl para lá. Eu não precisaria fazer nada e "minhas configurações" iriam todas para lá como eu tenho aqui. Achei excelente, mandei mudar. Me mandou aguardar. 5 minutos depois voltou, me dizendo que no endereço que eu passei de Torres não existe porta para ADSL "no momento". Foi o que eu esperava, então disse que teria que cancelar mesmo, e o atendente me tranferiu para o setor de cancelamento.

Ai a coisa ficou preta mesmo, 10 minutos, 20 minutos esperando, só na musiquinha e..... a ligação é desligada. tu tu tu tu tu. Maravilha, respirei fundo, liguei de novo, opção suporte, quando a pessoa atendeu eu disse que estava gravando a ligação, e que o outro atendente me transferiu para um lugar que não existe e eu fiquei 20 minutos esperando e caiu a ligação. Ela me pediu desculpa e transferiu e novo. 10 minutos de espera, 15 minutos e ... tu tu tu tu tu de novo.

Respirei fundo, verifiquei que eu ainda teria muita bateria, e espaço para gravação, liguei de novo. Quando o suporte atendeu fui logo falando que estava tudo gravado, que eu iria utilizar essa gravação pra provar que a Brasil Telecom não tem setor de cancelamento, que é impossível cancelar e que eu não quero mais o serviço e pedi pra ele cancelar minha linha sem transferir para ninguém. O atendente me disse que é do suporte, que não pode cancelar. Pedi algum supervisor para falar e ele disse que o setor dele não pode cancelar, e que iria ter que me transferir. Eu só disse que tudo que tava acontecendo eu estava registrando, para poder provar que não existe a possibilidade de cancelamento. Eu disse que era a ultima vez que iria esperar, depois era direto no forum, porque eu tinha como provar toda a palhaçada. Ele me transferiu e lá veio a musiquinha.

Na musiquinha falava em algo do tipo "e isso é bom pra você", "mais facilidades para você". É muito cara de pau e desrespeito com o cliente.

E para meu espanto dessa vez alguém atendeu a ligação, era uma pessoa que falava muito baixo, a ligação ficou muda várias vezes mas eu consegui. Eu consegui cancelar minha linha, e quando desliguei eram 19:50.

Eu sempre falei mal da tecnologia da operadora Vivo, mas não posso falar do atendimento da Vivo porque nunca fui clientes deles. Eu já tive muitos problemas com a operadora Claro, sou clientes da Claro a 6 anos. Mas nada, nada se compara com a Brasil Telecom, é muito ruim, muita falta de respeito, muita má vontade. É sem dúvida a pior empresa de telefonia do Brasil. Agora vou testar o Net Fone da Net, e se funcionar bem cancelo meu telefone e fico livre definitivamente da Brasil Telecom. Nesse dia vou dar uma festa.

Ano passado eu processei e ganhei mil reais da Brasil Telecom. Escrevo isso para que todos saibam que abrir um processo na pequenas causas é muito fácil, você só precisa ter como provar suas reclamações. E o processo todo não demora mais que 3 meses. Guarde todos os documentos, grave as ligações. Elas podem ser úteis. Outra dica, qualquer papel que pegarem como prova exiga um carimbo da empresa.

É isso, estou me sentindo um vencedor hoje.

2 comentários:

  1. Uma dica, quando alguém for cancelar não precisa gravar a ligação, ela já é obrigatóriamente gravada pelas operadoras, basta pegar o número do protocolo, solicitar o nome e matricula do atendente e registrar a data e hora em que aconteceu o pedido de cancelamento. Caso o serivço não seja cancelado basta ligar para a ANATEL e registrar o ocorrido passando estas informações.

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse eu já ganhei um processo da Brasil Telecom, e durante o julgamento eu solicitei as gravações e a advogada da Brasil Telecom disse que as ligações gravadas só podem ser utilizadas pela própria Brasil Telecom. Acredito que indo pela Anatel seja possível obter as gravações, mas eu gravando elas fica muito mais fácil. Mas obrigado pela dica.

    ResponderExcluir