sexta-feira, 20 de agosto de 2004

O Google é nosso amigo

Tenho visto em vários sites e foruns a expressão "o google é seu amigo" com um link para a página inicial do Google. Normalmente é quando alguém pergunta alguma coisa que pode ser facilmente encontrada nos resultados do buscador.



Mas analisando literalmente, eu acho correto dizer que o Google é nosso amigo.



Vejam o caso do Blogger, após ser comprado pelo google, ficou grátis. Liberaram um monte de caracteristicas que antes eram pagas, melhoraram bastante as páginas de postagem, deixaram o Blogger bom mesmo.



Temos o Picasa, que após também ser comprada pelo Google, nos permite publicar fotos no Blooger. Dá pra fazer fotolog melhor que os sistemas de fotolog por ai.



Por ultimos somos presenteados por essa linda barrinha ai em cima. Eu achava bem ruim o antigo banner de propaganda, totalmente fora do layout de qualquer página, então um belo dia vejo que não vou precisar mais atura-lo. Além de tirar o banner agora é possivel fazer buscas no conteudo do EraInfo pelo campo search da barrinha. Não que isso não era possivel antes, na barra superior ficou bem melhor do que em qualquer outro lugar.



Ainda tem o Gmail. Que sem dúvida inovou não apenas por dar 1 GB de graça, mas por trazer um conceito diferente de organização de mensagens, sem utilizar pastas.



Isso eu acredito que seja uma cultura do Google, as busca constante por inovação. Eles entraram num mercado já explorado, e inovando assumiram a lideraça, compraram empresas que cobravam serviços e disponibilizaram gratuitamente.



Não sou ingênuo de achar que o Google faz tudo isso por amor, claro que não, sei que eles ganham dinheiro (e muito) em cada acesso nosso no buscador, e em cada vez que visitamos páginas com os banner deles, mas acho justa a troca. O google nos fornece bons produtos e nós olhamos umas propagandinhas deles.



Só espero que essa busca por inovação não acabe. Me lembro do tempo da "guerra dos browsers". A Microsoft tinha que ganhar campo no mercado de browser, e eu utilizava o maravilhoso Internet Explorer 3.0 que eu achava muito melhor que o netscape da épica. O IE tinha uma interface melhor, uns botoes bonitos, já vinha com Java, aceitava um monte de JS, eu achava melhor mesmo. Até que a netscape acabou, o IE dominou, e a evolução do IE parou. Hoje vejo noticias como "MS reativa equipe de desenvolvimento do IE" e acho lamentável, eles nunca deveria ter parado de desenvolver o Internet Explorer. Por isso digo, espero que o Google nunca deixe nos surpreender e desenvolver tecnologias inovadoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário