sábado, 14 de agosto de 2004

Boa notícia: Brasil não terá padrão próprio de TV Digital

Não, eu não estou sendo sarcástico ao dizer que essa notícia é boa, eu realmente acho isso. Segundo essa noticia da Folha, o governo desistiu de criar um padrão de TV Digital depois de ver o caso da Austrália, que gastou R$ 10 bilhões em pesquisa de um padrão próprio e não chegou a lugar nenhum. As primeiras alegações eram de que o Brasil não podia ficar a dependendo de tecnologia de outros países, e por isso iriam criar um padrão brasileiro, agora, dizem que não querem reinventar a roda. É a política.



Eu acho que o Brasil deve produzir mais tecnologia internamente e importar menos, só que o bom senso deve ser levado em consideração. No caso de um padrão de TV todo mundo tem a ganhar com um padrão o mais "mundial" possível. Todo mundo consegue imaginar que uma TV deve ser mais barata se for produzida para a maior quantidade de pessoas possíveis, e com um padrão brasileiro, as nossas TV teriam de ser produzidas unicamente para o Brasil.



Aí tem a questão do pagamento dos direitos, mas o governo não escolheu nada ainda. Então tem que chorar, esperniar, fazer birra até que os "donos das tecnologias" tenham uma proposta de liberação dos direitos autorais que seja apropriada. Desde que começaram os estudos no governo passado as propostas dos EUA, Europa e Japão já estão bem mais flexíveis e baratas, tem que continuar indo nesse caminho, e escolher qual das três será melhor para o Brasil.



Já tive muitos problemas com PAL-M, PAL-N, NTSC, e mais um monte de siglas, seria interessante não ter mais esses problemas no próximo sistema de TV. Acredito que com apenas 3 sistemas diferentes, logo logo surgirão os aparelhos que conversam com todos os padrões, e então será transparente para o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário