sábado, 27 de junho de 2009

Samsung LED TV ou a grande diferença entre LCD/LED TV e Plasma/OLED

Acontece sempre. Sempre tem algum marqueteiro espertinho que tenta enganar o consumidor com propagandas cheias de meias verdades. Infelizmente na maioria das vezes funciona. É o caso da nova Samsung LED TV. Você já deve ter visto a propaganda na TV. Impressionante, TV de LED, fininha, linda. Se não fosse o maior papo furado.

Diferença principal entre o LCD e o Plasma: a geração da LUZ


Nos últimos anos, com a popularização das TVs de LCD e Plasma, muito se discutiu os prós e os contras das duas tecnologias. Só que a questão principal, que a maioria das pessoas não entendem, é o principio das duas tecnologias, ou como elas geram a luz que formam as imagens.

Basicamente, e de forma bastante resumida, no LCD, o "crístal liquido" forma as imagens agindo sobre uma fonte de luz que vem de traz do painel, normalmente é uma lampada fluorecente. Isso mesmo, uma lampa fluorecente, que gera uma luz branca, em toda a tela. Na camada da frente, os pixeis são como pequenas "portinhas" que deixam a luz passar transformando em cores e formando as  imagens, letras e tudo mais. O grande problema dessa abordagem de geração da luz, é quando alguma parte da tela não precisa de luz, ou seja, as "portinhas" estão fechadas para mostrar algo em PRETO. O problema aqui é que mesmo fechadas, sempre passa um pouco de luz por essas "portinhas", e isso tem relação com as taxas de contraste sempre baixas nas TVs de LCD, onde o preto é quase sempre um cinza muito escuro.

Basicamente, e de forma bastante resumida, no Plasma, cada pixel usa o gas do Plasma para gerar sua própria energia, fazendo com que, quando for preciso um pixel preto, ele simplesmente apaga. Por isso as TVs de plasma tem taxas de contraste  muito maiores que a LCD. Por isso as imagens das TVs de Plasma sempre serão mais "vivas" comparando com as TVs de LCD. Essa abordagem também tem vários problemas. Todo mundo já deve ter ouvido falar que TVs de Plasma as imagens podem ficar marcadas na tela, não funcionam bem em altitudes elevadas entre outros.

A idéia aqui não é dizer qual tecnologia é a melhor, isso já existe discutido em milhares de lugares na Internet. Quero apenas esclarecer a questão da geração de luz, que é uma informação pouco comentada.

E a Samsung LED TV?


E então vemos a propaganda na TV dessa maravilhosa Samsung LED TV. O que vem direto a sua cabeça? Uma TV, com milhões de LEDs acendendo e apagando, formando maravilhosas imagens na sua frente. Mas não é nada disso.

Essa TV é e sempre será, a boa e velha TV de LCD. Sim, é uma TV que tem uma fonte traseira gerando a LUZ, e uma camada na frente com o cristal liquido e suas "portinhas" gerando as imagens. E o LED entra aonde? Justamente na fonte geradora de Luz.

Nas TVs de LCD normais, a fonte de luz são lampadas fluorecentes. Nessa TV são LEDs brancos posicionados atrás do painel. Isso trás diversas vantagens, como o espessura da TV, e ainda propicia algumas técnicas que podem apagar alguns LEDs melhorando o nível do preto. Mas o problema de vazamento de luz no LCD continua existindo, não podendo se comparar com as TVs de Plasma onde cada pixel gera sua própria luz.Essa TV é sim uma evolução do LCD, mas de forma alguma é uma revolução, ou a TV perfeita, ou alguma coisa do tipo.

O futuro é OLED, não LED TV.



O OLED é o que existe de melhor em tecnologia para TVs atualmente. São LEDs orgânicos que representam os pixeis, e que geram sua própria luz, como nas TVs de Plasma. Qual o problema (e sempre tem um problema)? Por enquanto ainda é muito caro produzir uma TV de OLED.

Mas o futuro nos reserva TVs muito melhores do que temos atualmente no mercado (principalmente o brasileiro). Com o OLED vai ser possível ter TVs muito finas e flexíveis. Veja o vídeo abaixo:

terça-feira, 23 de junho de 2009

Javali 2009 e Java EE 6.0

Consegui um tempo nessa manha para ir no Javali 2009, no prédio do SERPRO aqui em Porto Alegre. O evento é legal, tem gente importante e com muito conhecimento, e além de tudo é grátis. Eu como não vou no FISL desse ano vi uma boa oportunidade de participar.

Sobre os assuntos abordados, eu queria comentar sobre o Java EE 6.0. Tenho me interessado bastante e acompanhado de perto desde o ano passado. Seu lançamento está previsto para setembro desse ano, e promete muitos novos recursos. Parece que agora vai ser possível desenvolver sistemas usando Java EE puro sem ficar com um sentimento de "tem alguma coisa errada ai".

Junto com a evolução do Java EE, tem a evolução do GlassFish, com a promessa de mais poder e mais facilidade. Ao mesmo tempo. Foi comentado sobre as capacidades do GlassFish em rodar aplicações DJango com Jython, Ruby on Rails com JRuby além do Grails com o Groovy. Com isso as pessoas aproveitarão todas facilidades das linguagens dinamicas e continurão desenvolvendo sem usar Java EE puro :).

Brincadeiras a parte, a evolução do Java EE para mim é muito positiva, apesar de um pouco demorada. A ultima versão do Java EE saiu em 2005. São 4 anos sem muitas novidades "oficiais". A vantagem é que parece que a Sun (ou a Oracle agora) vai atender aos desejos dos desenvolvedores.

Para mim, as grandes novidades são o uso de anotações em todas configurações, quase eliminando os arquivos xml (o web.xml já era) e modularização através dos profiles, que vai facilitar a criações de aplicações simples, sem a commplexidade atual do Java EE. Sempre ouvi que com Java era simples fazer coisas complexas e difícil fazer coisas simples, agora parece que vai mudar esse cenário.

Ainda tem grandes melhorias no JSF 2.0, que para quem tem algum tipo de preconceito com o JSF deveria olhar de novo. O EJB 3.1 mais facil do que nunca (as features de timer são muito legais). E o JPA 2.0 que agora terá os recursos que faltava e que me faziam continuar usando a API do Hibernate (sim Criteria, eu estou olhando pra você).

quarta-feira, 10 de junho de 2009

5 anos de EraInfo

Simmm, esse blog é imortal e contrariando todas estatísticas continua ativo. Não é todo blog que chega a essa idade e então tenho que comemorar. O motivo de estar devagar ultimamente é que coisas novas vem por ai, tenho trabalhado muito e ficando mestre no WordPress.

Um visual novo para esse ano, e que venha o sexto aniversário com milhares de novos posts!!