Diferença principal entre o LCD e o Plasma: a geração da LUZ
Nos últimos anos, com a popularização das TVs de LCD e Plasma, muito se discutiu os prós e os contras das duas tecnologias. Só que a questão principal, que a maioria das pessoas não entendem, é o principio das duas tecnologias, ou como elas geram a luz que formam as imagens.
Basicamente, e de forma bastante resumida, no LCD, o "crístal liquido" forma as imagens agindo sobre uma fonte de luz que vem de traz do painel, normalmente é uma lampada fluorecente. Isso mesmo, uma lampa fluorecente, que gera uma luz branca, em toda a tela. Na camada da frente, os pixeis são como pequenas "portinhas" que deixam a luz passar transformando em cores e formando as imagens, letras e tudo mais. O grande problema dessa abordagem de geração da luz, é quando alguma parte da tela não precisa de luz, ou seja, as "portinhas" estão fechadas para mostrar algo em PRETO. O problema aqui é que mesmo fechadas, sempre passa um pouco de luz por essas "portinhas", e isso tem relação com as taxas de contraste sempre baixas nas TVs de LCD, onde o preto é quase sempre um cinza muito escuro.
Basicamente, e de forma bastante resumida, no Plasma, cada pixel usa o gas do Plasma para gerar sua própria energia, fazendo com que, quando for preciso um pixel preto, ele simplesmente apaga. Por isso as TVs de plasma tem taxas de contraste muito maiores que a LCD. Por isso as imagens das TVs de Plasma sempre serão mais "vivas" comparando com as TVs de LCD. Essa abordagem também tem vários problemas. Todo mundo já deve ter ouvido falar que TVs de Plasma as imagens podem ficar marcadas na tela, não funcionam bem em altitudes elevadas entre outros.
A idéia aqui não é dizer qual tecnologia é a melhor, isso já existe discutido em milhares de lugares na Internet. Quero apenas esclarecer a questão da geração de luz, que é uma informação pouco comentada.
E a Samsung LED TV?
E então vemos a propaganda na TV dessa maravilhosa Samsung LED TV. O que vem direto a sua cabeça? Uma TV, com milhões de LEDs acendendo e apagando, formando maravilhosas imagens na sua frente. Mas não é nada disso.
Essa TV é e sempre será, a boa e velha TV de LCD. Sim, é uma TV que tem uma fonte traseira gerando a LUZ, e uma camada na frente com o cristal liquido e suas "portinhas" gerando as imagens. E o LED entra aonde? Justamente na fonte geradora de Luz.
Nas TVs de LCD normais, a fonte de luz são lampadas fluorecentes. Nessa TV são LEDs brancos posicionados atrás do painel. Isso trás diversas vantagens, como o espessura da TV, e ainda propicia algumas técnicas que podem apagar alguns LEDs melhorando o nível do preto. Mas o problema de vazamento de luz no LCD continua existindo, não podendo se comparar com as TVs de Plasma onde cada pixel gera sua própria luz.Essa TV é sim uma evolução do LCD, mas de forma alguma é uma revolução, ou a TV perfeita, ou alguma coisa do tipo.
O futuro é OLED, não LED TV.
O OLED é o que existe de melhor em tecnologia para TVs atualmente. São LEDs orgânicos que representam os pixeis, e que geram sua própria luz, como nas TVs de Plasma. Qual o problema (e sempre tem um problema)? Por enquanto ainda é muito caro produzir uma TV de OLED.
Mas o futuro nos reserva TVs muito melhores do que temos atualmente no mercado (principalmente o brasileiro). Com o OLED vai ser possível ter TVs muito finas e flexíveis. Veja o vídeo abaixo: