Ufa, semana difícil essa, muita gente falando sobre a reportagem da Computerword falando sobre as ameaças ao Java. Não que o problema seja a repercussão do assunto.
O problema é as paranóias e as besteiras que saem por ai. No GUJ, já tem gente achando que o Java vai acabar. Já o MeioBit, talvez o maior blog de tecnologia do Brasil, aproveitou bem a oportunidade para fazer o que eles tem feito bem nos últimos tempos, propaganda de produtos da Microsoft. (Foi você que pensou isso ai que você esta pensando sobre o MeioBit e a Microsoft. Eu não insinuei nada)
Quero registrar aqui alguns comentários que fiz sobre esse assunto.
Primeiro, a plataforma Java não vai acabar. Não vai acabar tão cedo, e talvez não acabe nunca. Digo nunca no sentido de que é quase impossível ele virar coisa do passado nos próximos 20 anos.
O que me faz pensar isso? Simples, é só ver o que as empresas usam para desenvolver seus softwares HOJE. Sim, HOJE, as grandes empresas usam JAVA. Não quer dizer que elas não usam .NET, Ruby e mais outras tecnologias. Mas as grandes, principalmente bancos e multinacionais, estão desenvolvendo cada vez mais com o JAVA. Muitas delas também estão usando .NET, mas um numero muito maior esta relacionada com a plataforma JAVA.
Outro fato é que as grandes fornecedoras de tecnologia como Oracle, SAP, IBM entre tantas outras, tem como frente de desenvolvimento principal o JAVA. Junto a esses fatos está o que a plataforma Java está em constante evolução. O Java hoje não é o que é a 10 anos atrás, está muito melhor e melhorando sempre e isso tudo é o que garante que por muitos anos a principal plataforma de desenvolvimento corporativo vai ser JAVA.
Então, se hoje a plataforma Java é a solução adotada pela maioria das grandes empresas, vamos ter desenvolvimento por muito tempo, e depois ninguém vai dizer: "Agora joga fora e faz de novo em .NET".
Para o Java morrer ele precisa virar legado. Só que a cada ano, mais e mais software está sendo desenvolvido em Java. Então não adianta pensar a curto prazo, porque provavelmente o Java só vai estar maior ainda.
Se algum dia a plataforma Java virar legado, ainda existirá por muitas décadas. Hoje, ainda tem anuncio para desenvolvedor Cobol e Clipper no jornal. Talvez só uma pessoa que tenha muito pouco conhecimento de desenvolvimento de software e do mercado é que compararia o Java com o Cobol. São coisas completamente diferente e em nada se compara.
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário