quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Porque eu acho que você não deve usar Linux no lugar do seu Windows



Muito se fala, muito se falou, muito se falará, qual SO é melhor para as tarefas diárias no computador? Quem usa Windows diz que Windows é melhor, quem usa Linux diz que Linux é melhor, e ainda quem usa Mac diz que os OS X é imbatível. Então aqui vai a opinião de quem conhece o Mac e usa exclusivamente Linux por mais de 5 anos: Windows, fique no seu Windows.

Virus, worms, trojans, rootkits, backdoors, spyware, botnets, keystroke, loggers e dialers. Todos esses são exemplos de pragas que quem usa um computador conectado está enfrentando. Todos são programas, que usam técnicas diferentes, seja por uma fragilidade do sistema ou por uma fragilidade do usuário, para chegar ao seu objetivo. Eles podem destruir o SO inteiro, podem destruir uma rede, podem monitorar o usuário, ou ainda podem não fazer nada com o usuário, mas sequestrar o computador para causar um efeito em uma rede remota.

Quem cria essas pragas tem uma premissa certa: atingir o maior número de pessoas. E para isso, nada melhor do que estar compatível com o SO dominante no mercado. E quando um SO tem mais de 95% do mercado, não existe nem dúvida o alvo a ser atacado. E por isso o Windows é a escolha obvia. Claro que a fragilidade do sistema ajuda, a fragilidade dos milhões de novos usuários também ajuda. Mas que continue assim.

A notícia de um Malware encontrado em um screensaver no Gnome-Look, faz com que seja necessário alertar as pessoas para quem continuem no Windows, senão o futuro do Linux será negro. Não quero ter que mudar o SO, quero continuar sendo um feliz usuário do Ubuntu. E essas pragas são o ponto chave da minha satisfação. Nem dou bola para a facilidade de usar o sistema, de ter todo hardware instalado automaticamente, e a placa de vídeo ser instalada com os drivers do fabricante em 2 cliques.

2 comentários: