sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Falsa Falácia do dia: Wi-Fi Direct vai acabar com o Bluetooth

Falsa falácia é uma confusão da linguagem, e proposital. Que inclusive significa ser verdade, mas é uma confusão. E é do dia mas também não tem todo dia. :) Tudo isso para chamar sua atenção para a noticia que está correndo por ai dizendo que o bluetooth vai acabar porque lançaram a especificação Wi-Fi Direct, que conecta dispositivos por Wi-Fi sem o roteador.

O Wi-Fi e o Bluetooh são protocolos de comunicação sem fio, que basicamente servem para transferência dados entre dispositivos. Parecem iguais, mas na verdade eles tem objetivos bem diferentes.

o Wi-Fi, é o protocolo que busca a eficiência da transferência de dados buscando cada vez mais velocidade. Cada versão nova do Wi-Fi ele vai ser mais rapido, porque esse é o objetivo. O Wi-Fi, é uma alternativa para as redes com fio.

Já o bluetooth, é o protocolo que busca a eficiência no consumo de energia, em detrimento a velocidade da transferência e a distância da conexão. O bluetooth não é lento porque é mal feito, ou defasado. Ele é lento porque é o maximo de velocidade que se consegue chegar gastando o mínimo de energia. E esse é o objetivo do bluetooth.

Como exemplo, uma das alternativas que a Apple sugeriu para donos de iPhone ter a duração da bateria prolongada, era desligar o Wi-Fi sempre que possivel. Agora imaginem fones de ouvido sem fio com baterias minusculas usando Wi-Fi para receber o som. A cada meia hora iria precisar uma nova carga, ou seja, é inviável.

Isso tudo também não quer dizer que o Wi-Fi Direct não seja util. Na verdade ele vai melhorar muito a comunicação entre dispositivos, que não tem restrições de energia. E nesses casos o bluetooth é um gargalo desnecessário. Quem tem celulares com Symbian pode usar o protocolo SMB para transferir dados por Wi-FI, usando o programa SymSMB, e verá que é muito melhor que o bluetooth.

Mas onde a energia é um problema, o bluetooth irá reinar por muito tempo e não vai acabar tão cedo, justamente porque não concorre com o Wi-Fi.

Estamos entendidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário