terça-feira, 21 de abril de 2009

A Oracle, a Sun Microsystems e perguntas ainda sem respostas

A Sun estava mal das pernas, todo mundo sabia, a IBM estava se oferecendo para comprar, todo mundo também sabia. O que ninguém sabia, ou esperava, era que a Oracle iria fechar o negócio primeiro, e levou a Sun Microsystems por 7,4 bilhões de dólares. Então agora, todos nós que trabalhamos com Java, podemos dizer que trabalhamos com produtos Oracle. O que ninguém sabe ainda é se isso é bom ou ruim.

A Oracle é uma empresa gigante, está entre as maiores empresas de software junto com a Microsoft, SAP e IBM. A Oracle tem uma receita milionária não só pelo seu famoso banco de dados, mas também por servidores de aplicação, ERP's, e até mesmo servidores de e-mail. É uma empresa saudável (diferente do que era a Sun Microsystems) e crescendo rapidamente. Muito do seu crescimento veio de aquisições, a Oracle tem comprado empresas dos mais variados ramos, sempre voltado para o mundo empresarial. Sua ultima grande compra foi justamente a Sun, que é conhecida mundialmente por seus servidores, e pela Plataforma Java, e a Oracle é talvez a empresa que mais ganhe dinheiro com a Plataforma Java, o que faz a compra ter sentido.

Já a Sun é uma empresa estranha. É a responsável pela maior plataforma de desenvolvimento não Microsoft mas não consegue ganhar dinheiro com isso. É conhecida pela qualidade do seu hardware e o solaris, mas atualmente também não consegue ganhar dinheiro com isso. O presidente da Sun, Jonathan  Schwartz, assumiu prometendo fazer a empresa crescer, mas comprou uma empresa de storage, a  StorageTek, por 4 bilhões. Mais da metade do que a Sun inteira foi vendida. Teve ainda o MySQL por 1 bilhão também sem muito retorno. E então começaram as especulações sobre sua venda.

O fato é que a Oracle tem uma grande vantagem sobre a Sun. Seus vendedores. Explico, o "pre-venda" e o marketing da Oracle em cima das grandes empresas é muito forte. É quase uma IBM dos anos 80 com seu bordão "ninguém nunca foi demitido por comprar IBM". Eles vendem muito, e pior (ou melhor, depende) vendem qualquer coisa.

Em geral, os produtos menores que a Oracle vende são bem fracos, pra não dizer ruins. Já trabalhei com o servidor de sistema corporativo de email deles e era muito pior que a maioria dos produtos semelhantes open source. Mas o da Oracle tinha a grande vantagem de ser da Oracle. Eles iam enrolando, enrolando até sair uma nova versão, menos ruim, e vinha o papo: agora está melhor. Estava mesmo, mas ainda muito inferior que a concorrencia. Mas isso não importava muito.

O que vamos ver agora, é como essa "vantagem" da Oracle vai trabalhar em favor dos produtos da Sun. Mais especificamente em cima do Java, que tem uma base gigantesca de desenvolvedores, que estão ansiosos por mais agilidade no desenvolvimento java. De fato a Sun fez um bom trabalho com o Java, mas o desenvolvimento é muito lento, é o que eu chamo de "devagar e sempre". Algumas tecnologias são implementadas por desenvolvedores terceiros, e muitos anos depois são incorporadas ao Java. Outro detalhe é que a Sun não tem uma real penetração dentro da maioria das corporações, coisa que a Oracle tem, principalmente com seu banco de dados .

Mas algumas questão estão completamente abertas e por enquanto ninguém consegue responder.

  • O que vai realmente acontecer com o Java?
    É só especulação no momento, mas realmente ninguém sabe. Muitos ainda preferiam que a IBM comprasse a Sun por causa da Plataforma Java. O que se pode afirmar é que é praticalmente impossivel uma grande reviravolta no seu desenvolvimento já que a muito tempo ele é feito em colaboração de muitas empresas, incluindo a Oracle, atravéz do JCP.

  • O NetBeans vai deixar de ser financiado ou o JDeveloper vai morrer?
    Dizem por ai que a Oracle estava querendo reescrever sua IDE. Nesse caso a chance de o NetBeans crescer e virar a IDE padrão da Oracle é grande. Caso contrario pode ser que a IDE fique sem patrocínio.

  • Como será a continuidade do Open Office?
    Nessa questão eu tenho a esperança que a Oracle vai melhorar muito o desenvolvimento do Open Office. A Sun usava o Open Office quase como um espalhador do JRE. Já a Oracle pode usar como arma contra a Microsoft e o Office.

  • Será o fim dos processadores SPARC?
    Talvez. O SPARC é cada vez menos usado em detrimento aos processadores baseados no x86. Questão de custo/benefício.

  • O que vai acontecer com o Solaris?
    Mistério. Pode ser que a Oracle resolva fazer alguma coisa interessante com ele. Talvez não.

  • E a grande questão: Como fica o  MySQL nessa história toda?
    O MySQL é a grande preocupação da maioria das pessoas na aquisição da Sun pela Oracle. Banco por banco a Oracle já tem um monte, de vários tamanhos. O MySQL sobra. A Oracle pode por seu nome nele e faze-lo ainda mais onipresente. Ou pode matar ele. O que se pode esperar é que caso a Oracle descontinue o MySQL a comunidade open source vai se encarregar de dar continuidade ao seu desenvolvimento.


Com o tempo todas essas perguntas terão uma resposta final, só nos resta esperar. Eu como desenvolvedor Java fico torcendo para que boas novidades aparecam.

ATUALIZAÇÃO: Achei esse artigo na Computer World que mostra que nos ultimos 2 anos, com a Sun, a Oracle já comprou 24 empresas.

4 comentários:

  1. Olá Marcelo,

    Bom artigo. Realmente tocou em pontos importantes desta "barulhenta" aquisição da Oracle.

    No meu caso, que sou desenvolvedor web, utilizo muito o mysql e realmente foi a primeira pergunta a surgir quando eu soube: O que será do MySQL? Será um produto "melhorado" pela Oracle ou extinto?

    Como vc comentou, só o tempo agora pra dizer o que a Oracle pretende fazer com Java, Open Office, MySQL e etc.

    Ah! Se por acaso tiveres interesse em estar divulgando este (e outros) artigo no Profissionais TI, me avise, seria uma honra ter seu conhecimento por lá.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o mercado de TI, de maneira geral, vai sofrer um impacto muito gande. A Sun, apesar de seus problemas, sempre continuo a ser rotulada como uma empresa inovadora, com presenca muito forte em grandes empresas do mundo todo. Quem ja trabalhou com produtos e servicos Sun, sempre gostou.
    Creio que tanto IBM quanto a HP deveriam ficar bastante preocupadas. Essa fusao Oracle + Sun cria uma empresa com portfolio completo, robusto e competitivo, com alto grau de capacidade de desenvolvimento.
    A essa altura, a IBM deve estar se remoendo por nao ter fechado a compra da Sun por US$ 7,4 BI, que teria sido uma verdadeira barganha. Deixou de tirar um concorrente que sempre incomodou-os no mercado corporativo e agora vê surgir um monstro, doido pra derruba-la.
    Quanto a HP e DELL, analisando hoje (depois dessa uniao Oracle/Sun), parecem terem se tornado basicamente grandes integradores....

    ResponderExcluir
  3. "Será o fim dos processadores SPARC?
    Talvez. O SPARC é cada vez menos usado em detrimento aos processadores baseados no x86. Questão de custo/benefício.
    O que vai acontecer com o Solaris?
    Mistério. Pode ser que a Oracle resolva fazer alguma coisa interessante com ele. Talvez não."

    Vc acha mesmo que a Oracle investiu na Sun pelo Java? Acha mesmo que o Unbreakable linux e o suporte que eles vendem é o negócio mais lucrativo? Ou as parcerias com fornecedores de hardware + Oracle instalado. O Java tem valor, porém o valor de receita obtido por ele talvez não justificasse o investimento, agora investir numa arquitetura de processadores multi-threds, OS multi-thread, com mais de 30.000 pontos de observabilidade, ZFS, etc.. Basta ver o produto que eles lançaram http://www.oracle.com/features/exadata.html , fazer alguma coisa interessante, podes ter certeza que muitas coisas interessantes são feitas com o Solaris, até pq por contrato eles precisam dar suporte por 10 anos aos clientes que adquiriram a tecnologia.

    ResponderExcluir