quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O Acelerometro 3D do Nokia N95

A noticia já não é tão nova, esta em alguns blogs e forums, mas o fato é que, desde sempre o Nokia N95 possui um acelerometro 3D, ou seja, um sensor de movimento. A utilidade do acelerometro desde o lançamento é que o N95 pode detectar a posição do aparelho quando bate as fotos e sabe se é retrato ou paisagem.

Mas agora, 1 anos depois do lançamento do N95 a Nokia resolveu se mexer e começou a realmente utilizar o poder do acelerometro em novos aplicativos (provavelmente também pelo fator iPhone). E dos laboratórios da Nokia, saiu o MovingBall, o exemplo mais clássico de acelerometro 3D. Segue o video:

Como vocês podem ver, o sensor detecta não somente a movimentação vertical/horizontal mas também quando o aparelho é movimentado para frente e para traz.

Mas o mais legal de se ter um smartphone, é o fato de é muito fácil expandir suas capacidades, qualquer um pode desenvolver novos aplicativos. Então um francês chamado Samir, que devia estar de saco cheio dos seus amigos falando do iPhone, resolveu um de seus problemas com um programa simples, veja:


Só que ai, o Samir viu que era bom na coisa, e depois do Rotateme, desenvolveu essa maravilha abaixo. Mas eu vou pedir para o video ser assistido até o final, vale muito a pena.


Nokmote
Colocado por soueldi

Para finalizar, saiu a noticia de que ano que vem virá para o Brasil o N95 8GB. Estarei aguardando para comprar o meu!

2 comentários: