segunda-feira, 27 de março de 2006

Linux, Windows e tudo mais.

Atualmente esta na moda migrar de windows pra linux, mas a verdade é que poucos conseguem. A falta de programas que funcionem como no windows é o maior problema.

Como utilizador apenas do sistema operacional Linux por 1 ano e meio, gostaria de listar dois grandes erros de pessoas que tentam largar o windows e partir pro Linux. Baseado no que vejo sempre.


  • Linux não é Windows

    Um grande erro é tentar utilizar o conhecimento adquirido no windows para trabalhar com Linux. O Gnome e o KDE tem muitas diferenças entre si, e tem enormes diferenças entre eles e o windows.

    Quando qualquer pessoa começa a usar o Linux, ela precisa aprender como se faz as coisas no Linux, e não tentar fazer as coisas como no windows. Obviamente vai se frustrar.

    Exemplo básico: o cara, vai tentar mudar a resolução do monitor. Clica com o direito na área de trabalho e nada do item "Propriedades". Pronto, e vai dizer que fazer as coisas no linux são difíceis.

    Eu uso o Ubuntu Linux, e para mudar a resolução do monitor é só usar o menu Sistema, e ir em Preferencias depois em Resolução de Tela. Fácil e simples. Mas é diferente do windows.

  • Confundir não ter um recurso com não saber como usar

    Esse é um erro que prejudica bastante a imagem do Linux. Quando uma pessoa não sabe como usar um recurso, não acha como fazer alguma coisa então passa a achar, e divulgar, que esse recurso não existe.

    Usando o exemplo acima, quando essa pessoa não conseguiu mudar a resolução do vídeo, ela passa a dizer que no linux para mudar a resolução do vídeo é necessário mexer em arquivos de configuração no modo texto. Um grande erro.

A melhor maneira de evitar esses erros é estudar, pesquisar, procurar muito sobre como as coisas funcionam no Linux. Realmente é diferente, mas é fácil igual, só tem que aprender como fazer.

Certamente ninguém pegou um windows pela primeira vez e saiu configurando hardware, mexendo no registro, ou fazendo coisas avançadas. Certamente começou devagar, aprendendo aos poucos. Com linux tem que ser a mesma coisa.

Claro que pesa o fato de ter muito mais pessoas que sabem windows do que linux. Então é mais fácil de se conseguir ajudar. Mas é fato que existe muita documentação sobre linux, e o google sempre é seu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário