quinta-feira, 2 de junho de 2005

Porque eu adoro Ubuntu Linux

Resposta curta: Porque o Ubuntu Linux foi a primeira e até agora única distribuição GNU/Linux que usando não me deixa com saudades do MS-Windows.

Não sou um fanático por linux ou software livre, mas a liberdade e as possibilidades que os sistemas linux oferecem sempre me atraíram.

A primeira vez que tive contato com o linux foi lá por 97, e desde então já instalei e usei muito linux, por quase um ano usei FreeBSD, mas tudo isso sempre pensando do lado do servidor. Para mim, nada mais lógico do que ter um linux ou um BSD no servidor, inclusive achei bem estranho quando comecei a trabalhar em grandes empresas e ver o windows fazendo esse papel.

Durante essas aventuras, nunca consegui usar o Linux no meu desktop, sempre faltou alguma coisa, sempre deu algum problema, sempre cheguei num ponto onde não conseguia passar, e por isso, o linux pra mim se resumia a um servidor. Acho fantástico ter um Apache, PHP, PostgreSQL num computador com 128 MB de memória e um processador de 166Mhz e isso nem fazer cócegas nele.

Eu tenho uma grande preferência pelo Gnome, gosto dele pelo modo com ele interage, apesar de achar que o KDE tem mais poder, opinião pessoal. E sempre presto atenção quando sai uma distribuição que tem o Gnome como ambiente padrão, e em agosto do ano passado, vejo o lançamento do Ubuntu 4.10 - primeira versão. Uma distribuição linux baseado no debian, minha distribuição favorita, com o Gnome, meu gerenciador de desktop favorito, muito fácil de instalar e de usar e com as versões mais novas dos programas.

Eu sei que com o debian, é possível ter as versões mais novas, eu sei que o debian é extremamente flexível e se eu usar como unstable vou ter tudo atualizado, mas esse trabalho pra mim não é muito compensador, e o melhor é que foi exatamente isso que o pessoal do Ubuntu fez. Pegou o debian, colocou versões novas nele, e facilitou a vida de um monte de gente.

Com o Ubuntu eu tenho feito tudo em modo gráfico (a la Windows). Rede, firewall, instalar programas, configurar o ambiente. Absolutamente tudo da pra fazer por janelas, mas se for de preferência dá pra usar o modo texto e extrair todo o poder do debian.

No meu trabalho, instalei o Ubuntu Linux a um mês mais ou menos, e fiquei com dual boot, usava um pouco o Windows, e um pouco o Ubuntu. Cheguei a seguinte conclusão: os dois são igualmente fáceis de usar. Não consigo apontar uma diferença entre os dois em termos de usabilidade. No linux eu tenho todos os programas que eu uso, antes mesmo usando o Windows eu usava o OpenOffice, e o Firefox, então nem senti muita diferença. Passei a usar mais o Ubuntu porque o Gnome me permite uma personalização muito maior que o Windows, gosto da barra superior, encho ela de atalhos e applets. Deixo o Gnome do meu modo e sei que só eu tenho um assim.

A duas semanas, depois de mexer no hardware do computador, o windows não entrou mais. A reinstalação deu erro de hardware, e não teve jeito. Não tem mais Windows por força maior. O que eu fiz? Nada, estou a 2 semanas usando somente Ubuntu Linux, satisfeito, e sem problema nenhum. Alias, tenho menos problemas agora. No Windows a placa de som não funcionava porque não tinha os drivers, no linux ela funciona, e eu não fiz nada. Se fosse o contrario muita gente iria falar mal do Linux porque ele é muito "incompatível".

Em casa, resolvi instalar o Ubuntu no meu servidor, primeira coisa que fiz foi desabilitar a entrada automática no Gnome, e desde então uso ele somente no modo texto. Instalei a ADSL, servidor de tudo que pude (Web, Banco de Dados, E-Mail, SSH, LDAP, Subversion), Java, entre outros. A maioria usando o maravilhoso APT e que no Ubuntu me traz as versões mais recentes. Ficou perfeito. Fazia tempo que eu não tinha um servidor tão bom.

O Ubuntu Guide foi importante para o meu sucesso com o Ubuntu. Ele tem os passos para se fazer muita coisa no Ubuntu, eu diria que quase tudo que a maioria das pessoas precisam. São muitas dicas, passo a passo, no estilo "receita de bolo" para deixar o Ubuntu como qualquer um quiser.

Deixando de lado briguinhas do tipo Linux X Windows, minha opinião é, use o que quiser! Outra coisa, a escolha do SO só pode acontecer se os programas necessários existem nas duas plataformas. Se você precisa de um programa que só existe no Windows, use Windows e pronto, o mesmo vale para o Linux. Mas eu acho importante saber que o linux está ai, pra qualquer um usar.

Hoje eu recomendo dar uma olhada no Ubuntu Linux, ele tem 2 versões, uma é o instalador, e a outra é um Live CD, que dá pra olhar o Ubuntu funcionando sem precisar instalar nada no HD.

Então os endereços:

Ubuntu Linux - Página oficial do Ubuntu.
Ubuntu Guide - Guia passo a passo para as tarefas mais comuns.
Ubuntu Forums - Forum de discussão oficial do Ubuntu.

5 comentários:

  1. divulga ae o Fórum em português http://ubuntu.linuxval.org
    valeu

    Walter

    ResponderExcluir
  2. o Fórum do Ubuntu/Kubuntu não tinha saido como link:
    ubuntu.linuxval.org
    agora sim.....rs
    visitem
    abraços

    Walter

    ResponderExcluir
  3. "Passei a usar mais o Ubuntu porque o Gnome me permite uma personalização muito maior que o Windows, gosto da barra superior, encho ela de atalhos e applets. Deixo o Gnome do meu modo e sei que só eu tenho um assim."
    Cara, este é um dos principais motivos que me fazem amar ubuntu linux e gnome. A possibilidade de fazer o meu PC ficar com a cara que eu quiser, do meu jeito, com tudo aquilo de que preciso sempre a mão, sempre prático, sempre fácil e sempre funcionando muito, muito bem! Também me apaixonei pelo ubuntu logo à primeira vista. Antes, eu usava o Kurumin, que também é ótimo e muito fácil de usar. Mas sentia falta do Gnome, já que o kuruma usa KDE, e se a gente tenta instalar o Gnome nele as coisas não funcionam muito bem. Quando achei o Ubunto, com toda a facilidade do APT, os pacotes mais recentes e a beleza incomparável do Gnome 2.10, não resisti. Este Ubunto ainda vai me dar muitas e muitas alegrias, com certeza. Aguardo ansioso a próxima versão, que deve sair em outrubro.

    Um abraço e parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  4. "sempre cheguei num ponto onde não conseguia passar"

    isso é pq não se esforçou o suficiente!

    Ubuntu é como OSX, para moleques que não querem aprender

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, depois de 3 anos, valeu pela visita.

    Minha opinião continua a mesma.

    Atualmente estou usando 100% ubuntu. Seja na minha casa, seja no meu trabalho.

    ResponderExcluir