sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Arquitetura Java para Web

Trabalhar com Java para Web é muito facil, desde que se utilize as ferramentas certas. Todos os problemas que pode se ter, alguém já passou, e provavelmente alguém já resolveu. Essa é a vantagem de uma plataforma matura.



No Java para o desenvolvimento de sistemas Web é recomendavel a utilização de Frameworks, que facilitam muito o trabalho, e deixam o programador se preocupar apenas com as regras de negócio. Detaco 3 framewords:

  • WebWork: já falei muito dele aqui, é um excelente framework para programação MVC com java para web. É facil de se usar e ajuda muito no desenvolvimento.
  • Velocity: é um sistema de templates para Java. Com o Velocity, toda a camada de visualização pode ser feita com tags especificas dele, e sem a necessidade de usar códigos Java no meio do HTML, como no caso do JSP
  • Hibernate: um framework que faz o mapeamento entre o modelo orientado a objetos e o modelo relacional. É uma unanimidade, é poderoso, é facil de usar. Com o Hibernate, buscar informações complexas do banco de dados se torna muito fácil.
O desafio maior é unir esses 3 framewords, e reconheço que essa não é uma tarefa muito facil. O Velocity já vem junto com o WebWork, mas por o Hibernate junto com eles de maneira correta é um desafio que pode deixar qualque um louco.



A primeira vez que utilizei essa arquitetura foi a uns 6 meses, apanhei muito, uns 3 meses depois precisei novamente e apanhei muito de novo, e essa semana me vi de novo nesse desafio. Ta certo que no inicio eu apanhava 5 dias, e agora apanho só um dia, mas com certeza não é um trabalho que faço com "um pé nas costas". Nesse caso, os detalhes fazem a diferença.



Para quem quer apanhar menos, tem um um exemplo muito bom feito pelo hibernate que integra as tecnologias. É o AdminApp, e para rodar ele só é necessário ter o mysql rodando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário