quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Python, você ainda vai programar com ele

Se você ainda não conhece Python, corra para www.python.org e comece a brincar com ele. Python é legal, é facil, é orientado a objetos, é rápido, roda em quase todos sistemas operacionais e é grátis e de código aberto.



Tenho feito várias coisinhas em Python, e estou gostando muito, ultimamente tenho brincado com a libgmail, que é uma biblioteca que me permite manipular minha conta no gmail atravéz do python.



Uma coisa que me incomoda são as comparações do python com outras linguagens utilizando o critério: "Python é melhor porque faz a mesma coisa em menos linhas de código". Ai eu pergunto, será que uma linguagem é melhor que outra simplesmente pela quantidade de código necessário para desenvolver algo? Eu realmente acho que não! Pegar trechos de código em duas linguagens e com esses argumentos decidir qual a melhor pra mim é burrice, e chega até a ser engraçado. Com certeza Python tem muitas vantagens em relação a Java, C++, C#, mas são necessários dados mais concistentes para fazer as comparações. Em um sistema que vai controlar uma empresa que fatura 10 milhões de reais por mês, a quantidade de linha de código é o fator mais importante? Estar disponivel, fácil manutenção, facilmente escalavel, suporte da industria e mais um monte de itens que devem ser levados em consideração não seriam requisitos mais importantes? Ficam essas perguntas.



Também estou tentando fazer alguma coisa em python para web, confesso que não estou tendo muito sucesso, mas certamente é falta de conhecimento meu. Existem muitas ferramentas para desenvolvimento de python para web, e eu destaco o WebWare e o mod_python. Vale a pena dar uma olhada.



Eu acredito que python tenha um futuro promissor. Tenho visto cada vez mais aplicativos desenvolvidos em python com finalidades bem diferentes. Sinto falta ainda de uma ferramenta de desenvolvimento poderosa, que eu possa utilizar todo o poder do python mais facilmente, mas com certeza, logo logo existirão várias dessas por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário