Já li em vários lugares que o Twitter irá matar os blogs, porque o Twitter é muito mais social, e que os Blogs são aquilo lá que são, num canto, sozinhos, jogados, sem iteração, sem retorno, sem "mojo". Na minha opinião, não faz sentido dizer que "o Twitter irá acabar com os blogs", mas não está completamente errado.
Tem muitos blogs por ai que são campeões de audiência. Como por exemplo o Gizmodo, um blog profissional, com gente profissional por trás, que é leitura indispensável para quem gosta de Gadgets, quinquilharias e cultura nerd. O Gizmodo NUNCA vai acabar por causa de um microblog ultra social com posts de 140 caracteres.
Do outro lado tem o EraInfo. Um blogzinho amador, escrito por um blogueiro amador. No EraInfo eu uso sempre a regra de escrever, somente quando eu acho que tenho algo para dizer e não para fazer volume. Isso é importante pra mim. Seja para dar minha opinião, falar sobre algo que eu conheço ou até mesmo para fazer uma piada. Mas para mim o importante é escrever quando eu acho que vale a pena, e não como compromisso.
Então, esse blog amador, despretensioso, e principalmente sem um conteúdo exclusivo, esse blog acabou. O Twitter, Yahoo Meme, Google Buzz entre outros tantos serviços bem mais "sociais" acabaram com esse blog, que interage por RSS e ping backs. É muito pouco.
Mas o EraInfo precisava de um golpe de misericórdia, não poderia ir morrendo aos poucos. Então em Janeiro, resolvi mudar o tema como faço de tempos em tempos. Achei um tema bem legal, instalei uns plugins novos do WordPress, e até me atrevi a entender um pouco de CEO (lembram que eu disse que era amador). E foi ai que o Google fez sua parte.
Muito do que eu escrevi aqui, nesses quase 6 anos, recebiam entre 30 e 50 visitas diárias vindos do Google. Eram buscas sobre HTML (e o problema do SELECT no IE 6), Java, celulares, TV Digital entre outros assuntos recorrentes. Com a mudança do tema em Janeiro, o Google por algum motivo que eu desconheço (amador, lembra de novo?), retirou o EraInfo das buscas. Ninguém mais achava o que eu escrevi aqui. Caiu para 2 ou 3 visitas por dia.
Quem se interessa pelo que eu escrevo, assina RSS. Não precisa acessar o blog, e é assim que eu prefiro. Nunca escrevi por audiência e muito menos pensei em ganhar dinheiro escrevendo. Acho até engraçado ver quem passa 15 horas por dia na internet fazendo malabarismos para os visitantes clicarem nos seus anúncios. Desde o inicio, sempre escrevi para quem se interessa pelo que eu tenho para dizer. Mas isso fez eu perceber que o Erainfo já não era tão importante para mim.
Nesse meio tempo, o Twitter se tornou minha ferramenta de publicação. Muito do que eu escreveria aqui está no Twitter. São só 140 caracteres, mas a gente abrevia, escreve pela metade, da um jeito. O Twitter serve. Por isso o EraInfo para por aqui.
Para não perder tudo que escrevi, migrei de volta o EraInfo do WordPress para o Blogger (Google, você vai ter que me engolir), para que quando ele voltar as buscas do Google, as pessoas possam ainda achar meus textos antigos.
Mas ai vocẽ pergunta: "Blogs nunca mais?" Que nada. Além do meu Twitter que você pode me seguir em twitter.com/marcelomartins reativei meu endereço marcelomartins.org que irei postar o que não couber em 140 caracteres, mas tudo que for pra lá, vai um link pro Twitter né.
Vejo vocês por ai.
terça-feira, 23 de março de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)