terça-feira, 13 de julho de 2004

PostgreSQL para Windows

Tenho utilizado o PostgreSQL a anos com muito sucesso. É um SGBD muito bom e nunca me deu problemas.



A maior reclamação em relação a ele é não ter uma versão nativa para windows. Então, alguém (os desenvolvedores do PostgreSQL) escutou nossas preces.



A próxima versão do PostgreSQL (7.5 ou 8.0) virá com suporte nativo ao Windows. Isso quer dizer que não será mais necessário utilizar o CygWin para rodar no windows. Será compilado com o ambiente MinGW.



Atualmente essa versão se encontra em desenvolvimento, mas eu estou usando e não tive problema até agora. Para instala-la é necessário seguir alguns passos, mas quando for liberada a versão final, terá um instalador gráfico para fácil instalação.



No endereço http://momjian.postgresql.org/main/writings/pgsql/win32.html é possivel encontrar o status do desenvolvimento do PosgreSQL para Windows e no endereço http://www.hagander.net/pgsql/win32snap/ é possivel encontrar a versão de desenvolvimento já compilada para Windows e os passos para sua instalação.



Quase que traduzindo, para instalar a versão de desenvolvimento do PostgreSQL no Windows:



1) Fazer o download a versão já compilada Aqui.

2) Descompactar o arquivo em uma pasta vazia (um bom lugar é: c:\postgres).

3) Adicionar no PATH do sistema o diretório bin e o diretório lib da pasta onde o arquivo foi descompactado

4) Adicionar a variavel de ambiente PGDATA com valor o endereço da pasta onde irá conter os dados do banco (por exemplo c:\postgres\data).

5) Abrir uma janela de comando e digitar: initdb -L "c:/postgres/share". Note que as barras são invertidas e a pasta c:/postgres é a pasta onde foi descompactado o arquivo do PostgreSQL.

6) Agora o o PostgreSQL já pode ser inicializado, simplesmente digitando o comando postmaster. Para fechar apenas aperte Control+C com o foco na janela.

7) Para entrar no banco, abra uma outra janela de comando e digite psql template1.



Na minha opinião, o PostgreSQL não deixa nada a desejar em relação ao Oracle. Só não tem o nome e o suporte da Oracle. Então, descartando o nome, se alguem precisa de muuuito suporte, utilize Oracle Database, caso contrario PostgreSQL na certa, e hoje muitas empresas já prestam suporte ao PostgreSQL.

segunda-feira, 5 de julho de 2004

Interfaces em XML é com o XUL

Ultimamente tenho ouvido falar muito em interfaces em XML. Isso realmente graças ao excelente departamento de marketing da Microsoft. O proximo Windows irá utilizar o conceito de criação de janelas especificadas em arquivos XML.



Esse conceito não é novo. Eu conheci o primeiro programa escrito com interfaces em XML em outubro de 2002 (ou seja, a quase dois anos) e se chamava Phoenix, programa que hoje recebe o nome de Mozilla Firefox, e que muita gente utiliza por ai. (O que, você ainda não usa?? Então corre e pega em http://www.mozilla.org.br/firefox/).



Desde então, me interessei pelo conceito, e hoje vejo como sendo melhor do que contruir telas do modelo tradicional.



O mais legal é que estou contruindo telas para web com o XUL e certamente esse será o futuro, o pobre mas bravo HTML não irá resistir muito tempo, pelo menos não como se encontra atualmente. Construir telas em XUL é simples e rapido e estou utilizando com os conhecimentos que já possuo. Achei essa uma grande vantagem do XUL, não preciso jogar tudo que sei no lixo e começar de novo.



Estou utilizando XUL com o WebWork/Velocity e os resultados são fantásticos. Quem olha meus programas tem certaza que é uma aplicação em VB (neste caso pode ser um elogio). Mas tem todo o poder do Java e as caracteristicas MVC que o WebWork proporciona, é realmente muito interessante. Veja uma imagem de um exemplo que eu fiz.







Este exemplo não foi dificil de fazer, e é interessante notar todas as funcionalides. As abas embaixo, os menus. Para fazer isso em HTML iria levar anos, mesmo utilizando scripts prontos disponíveis na internet. E certamente não ficariam com as mesmas funcionalidades. É bem legar poder usar ALT+A e abrir o menu de arquivo!



O XUL proporciona um poder muito grande. Basta ver todas as funcionalidades do Firefox. Tudo isso dá pra fazer em sistemas XUL.



Mais detalhes sobre o XUL em http://www.xulplanet.com.



No próximo windows, vai existir o XAML. Vi algumas comparações e o básico é bem parecido com o XUL.



Outra alternativa para o futuro é o trabalho de um grupo formado pelo Mozilla e pelo Ópera para criar novos controles para o HTML, mais informações no endereço http://www.whatwg.org/