segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rapidinha: Aprovado padrão móvel para TV Digital nos EUA

Na sexta passada, 16 de outubro, depois do resto do mundo todo, foi aprovado o padrão de tv digital para dispositivos móveis compativel com o ATSC, usado principalmente nos Estados Unidos. O padrão especifica a transmissão de vídeo em MPEG4 AVC e áudio em AAC.

Então, agora os americanos poderão ver TV digital no celular, e isso quer dizer que vem ai o iPhone TV que só funciona nos EUA, Canadá, México e mais alguns paises da américa central (adoro "padrões").

Isso ainda me faz lembrar do excelentíssimo ministro das comunicações brasileira Hélio Costa, que no inicio das transmissões digitais aqui em porto alegre, no passado, disse que o padrão móvel brasileiro era melhor que o americano. Acho que ele estava no futuro, porque só agora os americanos tem um padrão móvel.

Nota de lançamento do ATSC Móvel.

Um comentário:

  1. Existem vários problemas com o padrão de transmissão de alta definição, estes problemas de transmissão não tem nada haver com o padrão em si que foi implementado. Os americanos não tinham um padrão e o padrão atual foi uma complementação, que na verdade vai ser o "jeitinho por fora" tão conhecido aqui no Brasil que vai rolar em solo Americano e em outros países.

    Aqui no Brasil o padrão é bom, mas a transmissão é péssima como as nossas rodovias, tem que esperar um pouco até o edital da rede pública vingar que vai ser o "start" de tudo mesmo. Até agora foi só ensaio.. e acho que está muito bom para ensaio.. espero que esse padrão 1-seg seja banido do mercado também! Somente full-seg deve ser o padrão pela qualidade, móvel atualmente é só 1-seg até porque ele não precisa de tanta qualidade assim pois não tem capacidade de hardware para processar tudo.

    ResponderExcluir