Eu poderia falar sobre o pioneirismo da Nokia lembrando que ela foi a primeira a fazer uma ligação GSM ou a primeira a enviar um SMS. Tanto o GSM quanto o SMS mudaram nossas vidas e estão incorporados ao nosso cotidiano.
Mas eu vou preferir falar sobre o Nokia 7650. Sim, esse legítimo tijolo e 156 gramas, com tela de 4 mil cores. Em 2002, no lançamento do 7650 (tente se lembrar dos telefones em 2002), a Nokia se diferenciou de todos os outros fabricantes de celulares, com um aparelho que simplesmente não existia, em nenhum outro lugar, por nenhum outro fabricante. Isso ocorreu devido aos recursos, câmera ultra moderna de 0.3 megapixels e o super moderno Symbian OS v6.1 que permitia fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Ninguem tinha nada nem perto dessa tecnologia.
O tempo passou, chegou 2006, e a Nokia faz de novo, deixa a concorrencia de boca aberta, lançou um celular com GPS. E pior, câmera fotográfica de 5 megapixel que faz fotos até decentes para um telefone. Filmes em VGA num mundo onde o 3GP com 100 pixel de resolução vertical reinava. De novo, a Nokia estava a anos na frente dos concorrentes. Não existia nada que chegasse perto do N95, nenhum concorrente tinha nada igual, como em 2002. Lembro que na época a Nokia anunciou que em pouco tempo a maioria dos seus aparelhos teriam GPS, hoje vemos que é verdade.
Os anos se passaram, e a vantagem da Nokia se escorreu pela ralo. Os concorrentes avançaram, passaram a Nokia. Lançaram aparelhos mais velozes, mais bonitos, mais poderosos, como o Samsung i8910 HD. Parecia que a Nokia tinha virado uma empresa comum sem capacidade de inovação dos anos anteriores. O lançamento do N97 deu uma empurãozinho, mas não mexeu com a vontade de muita gente.
Sinceramente, eu fiquei os ultimos 2 anos sem me empolgar com nenhum lançamento, de nenhuma empresa. Até hoje.
Hoje, ao ligar o computador, tenho a surpresa. Os videos do lançamento do N900. Um celular, com tela de 3.5, processador moderno, e todos os outros recursos de um aparelho avançado. Só que ele é diferente de todos os outros, por um não tão simples detalhe: ele roda o Maemo 5.0. Sim, é isso mesmoo Maemo 5.0 é o que faz toda diferença, é o que existe hoje de mais incrível em termos de software para telefones celulares. Sua interface é boa, mas o mais interessante é que o Maemo 5.0 é uma distribuição Linux completa, exatamente igual a que eu uso no meu Desktop. O N900 é o primeiro celular com SO de desktop, a Nokia fez de novo, pela terceira vez, ninguém tem algo tão avançado, nenhum concorrente chega perto, nada disponível nos trás tantas possibilidades. Está aberto uma nova tendência, onde o SO do desktop vai para o bolso.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente o N900 tem um potencial incrível, quando saiu o Palm Pré todo mundo dizia que o sistema era revolucionário, mas como bem dito por vc, a grande, enorme vantagem é o fato do SO ser o mesmo do PC... vai agradar a geeks e troianos...rsrsrsrs... agora é esperar pra ver o preço da criança...
ResponderExcluirTIRANOREX, pelo histórico da Nokia, o preço vai ser o mesmo do lançamento de todos outros telefones high-end. Na Itália e na Alemanha, já está em pré venda por 600 euros, e quando for lançado irá custar 500 euros. Isso dá 700 dolares, que é o mesmo preço do N97 sem subsídio.
ResponderExcluirNo Brasil, deverá custar os mesmos R$ 2.400 do lançamento do N95, do N95 8GB, do N96 e do N97. 3 meses depois custará menos de 2 mil, sem subsídio.